Cento e oito anos depois da primeira edição, os Jogos Olímpicos regressam à cidade que deu à luz a mais importante competição desportiva. Atenas receberá milhares de atletas que, em 28 modalidades e 37 disciplinas, dignificarão o ideal olímpico: mais longe, mais alto, mais forte.
Para se perceber como este evento evoluiu, bastará analisar os números dos primeiros Jogos Olímpicos, no longínquo ano de 1896, em que participaram treze países. Grécia, EUA, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Áustria, Austrália, Dinamarca e Suíça garantiram as 122 medalhas que foram entregues, 47 das quais para o país anfitrião.De então para cá, realizaram-se 24 edições (em 2004, decorre a 25.ª), sempre com um número crescente de modalidades, de atletas e espectadores. No ano de 2000, em Sydney, distribuíram-se 928 medalhas, por 80 países.
Tal como há mais de um século, em que mais de 50 mil pessoas encheram as bancadas de mármore do estádio de Licurgo, Atenas vai unir-se em redor do evento, agora com milhões de olhos sobre si, entre 13 e 29 de Agosto.