A implementação de um projecto de investimento, quer seja relativo à criação de uma nova Empresa, quer seja referente a uma organização já existente, requer a realização de uma profunda análise de mercado e de um rigoroso plano de negócios, que suporte a sua viabilidade.
Na prática, deverá procurar responder às seguintes questões:
1. Onde estou? - Em que a resposta a tal questão pressupõe uma análise externa e interna da situação da empresa, identificando as competências e as insuficiências da organização perante o mercado e um claro diagnóstico dos recursos disponíveis.
2. Aonde quero chegar? - Quais os objectivos estratégicos? Qual a imagem projectada da empresa no final da realização do investimento equacionado?
3. Como lá chegar? - Que recursos serão necessários? Quais os instrumentos e políticas a adoptar com vista à prossecução de tais objectivos? Como suplantar as insuficiências da empresa e como dinamizar as suas actuais e potenciais valências? Como fazer face às ameaças de mercado e como maximizar as suas oportunidades?
Objectivos
No final da realização do estudo de viabilidade em apreço deverá ser capaz de concluir sobre a viabilidade do seu projecto detendo um maior conhecimento dos factores críticos de sucesso do sector, em geral, e do negócio, em particular, das respectivas capacidades e competências, das condicionantes, das situações críticas do processo e do planeamento e, bem assim, de como ultrapassá-las e de que instrumentos utilizar para tal.
Características
O presente manual acompanha e expõe, numa primeira fase, a análise de viabilidade de um projecto relativo à criação de uma empresa de raiz, enquanto que, numa segunda fase, retoma o tema da análise de viabilidade de um projecto na perspectiva de uma empresa já em actividade que necessite de avaliar a valia do eventual projecto a realizar e qual o impacto na organização como um todo.
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