sexta-feira, dezembro 30, 2005

Tenho andado a planear um regresso para o próximo ano

Portanto fiquem atentos... pode ser que o novo ano traga também mais vida a este blog!

Aproveito este momento para agradecer a todos os que por aqui passaram, mesmo durante esta grande ausência.
Até breve...

quarta-feira, março 02, 2005

Desporto e Educação Física

Decorreu ontem dia 1 de Março de 2005, às 21h30,no Auditório Principal do ISMAI, a Conferência "Desporto e Educação Física".
Os oradores foram o Dr. José Manuel Constantino (Presidente do Instituto do Desporto de Portugal) e o Prof. Doutor Urbano Moreno Marques (Coordenador do Curso de Educação Física e Desporto do ISMAI)
Esta conferência, organizada pelo Governador Civil do Distrito do Porto, Manuel Moreira, e a Delegada Regional do Instituto de Desporto de Portugal, Rosa Araújo, inseriu-se ainda nas Celebrações do Ano Internacional do Desporto e Educação Física.

terça-feira, março 01, 2005

The Business of Sport Management

The scale and importance of the lucrative sport industry demands quality business professionals. This ground-breaking new book equips the manager and future manager of sport organisations with the tools they need to deliver. The Business of Sport Management is ideal for students of sports management on programmes of leisure studies, sports studies and business studies. Written and contributed to by leading academics and practitioners in UK, Europe and Australia it is also of great interest to practitioners working in sport businesses.

Blending both theory and practice The Business of Sports Management looks at the distinctive context of sport organisations. It then looks at management theories and practice within the functional areas such as finance, human resource management and marketing. Finally it considers contemporary issues of importance such as sponsorship and endorsement, risk management and the media. Set in an international environment the authors have been careful to choose stimulating examples from a wide variety of sports. in PEARSON

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

A nanotecnologia

Uma das principais tendências em tecnologia para 2005 é a nanotecnologia – uma das mais faladas mas mais incompreendidas tecnologias do século XXI – entrará progressivamente no “mainstream” em 2005.
A nanotecnologia está já, e discretamente, a revolucionar uma vasta gama de produtos – desde hard drives de computador e creme solar ecrã total a pneus de automóvel – e em breve tornar-se-á numa pedra angular de todas as actividades industriais. Os desenvolvimentos serão cada vez mais impulsionados pelas grandes empresas mundiais e as empresas de nanotecnologia irão gerar rendimentos importantes. De entre os usos potenciais destacam-se as nanoesferas com capacidade para levar um fármaco directamente ao seu alvo; a utilização de processos de fabrico em nano-escala para criar processadores e armazenadores mais pequenos e mais rápidos; e a utilização das propriedades de nano-escala para fabricar tecidos resistentes a nódoas e que não se enrugam e vestuário que resiste a bactérias.
Fonte: Deloitte

domingo, fevereiro 27, 2005

Concurso Nacional de Empreendedorismo - 2005

Está a decorrer um "roadshow" de apresentação do Concurso Nacional de Empreendedorismo nas universidades promotoras.

As datas e locais das próximas sessões são as seguintes:

Universidade do Porto: 28 de Fevereiro às 11:00
Local: Auditório da Reitoria da Universidade do Porto
Universidade do Minho: 28 de Fevereiro às 16:00
Universidade Nova de Lisboa: 1 de Março às 18:00
Universidade de Évora: 2 de Março às 14:00
Local: Sala 131, Colégio do Espírito Santo (edifício principal da Universidade)
Universidade da Beira Interior: 4 de Março às 11:00
Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro: 9 de Março às 15:00
Instituto Superior Técnico: 10 de Março às 15:00

Já foram realizadas as seguintes sessões:
Universidade de Coimbra: 15 de Fevereiro às 19:00

O programa-tipo de cada sessão inclui as seguintes apresentações:
Visão da área de empreendedorismo da instituição promotora;
A Microsoft e o empreendedorismo;
Opções de financiamento de novas empresas - CGD
Soluções da Fujitsu-Siemens Computers para empreendedores;
O Concurso Nacional de Empreendedorismo - UNL.


O concurso contará com várias iniciativas associadas: serão realizados eventos sobre empreendedorismo, será dada formação aos participantes, será criada e fomentada uma comunidade de apoio (networking), haverá contacto directo entre as equipas finalistas e um grupo de empresários, será estimulada a atribuição de capital semente, e haverá vários prémios a atribuir aos melhores projectos.

A avaliação dos projectos será feita por um júri e por um grupo de empresários. O júri deverá proceder à avaliação dos planos de negócio e seleccionar os melhores para uma sessão pública de apresentação aos empresários e venture capitalists. Seguir-se-ão encontros bilaterais prospectivos entre os concorrentes e os empresários. Os prémios serão entregues numa conferência final às equipas vencedoras.

Fonte: UNL

sábado, fevereiro 26, 2005

Formação Desportiva do Atleta - Que papel para dirigentes e técnicos?

O Seminário sobre "Formação Desportiva do Atleta - Que papel para dirigentes e técnicos?" teve lugar no dia 24 de Fevereiro de 2005 às 21h no Anfiteatro da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.
Os prelectores que puderam estar presentes foram apenas o Prof. Jorge Vieira (Director Técnico Nacional da FPA) e o Prof. António Vilela (Coordenador do Departamento Juvenil da FPA) mas que apresentaram duas comunicações bastante interesantes, abordando entre outros temas, as estratégias de combate ao abandono precoce e o planeamento da formação desportiva do atleta, respectivamente.

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Balanced Score Card

Medir a performance das Organizações Desportivas

O sector desportivo necessita adoptar, cada vez mais, ferramentas estratégicas, que lhe permita gerir os projectos desportivos como um todo através da monitorização de um conjunto de indicadores.

Durante este evento os formandos farão um percurso de aprendizagem, de modo a aprender e a apreender que a estratégia e a acção podem e devem ser planeadas como um todo, devendo saber aplicá-las a toda a organização.
Cada formando deverá adquirir conhecimentos correlacionados sobre:
• O que é uma dimensão de análise;
• Medidas de análise;
• Perspectivas de análise;
• Diagramas de causa/efeito;
• Responsabilidades.
Conteúdos temáticos
• A gestão estratégica e a sua dinâmica;
• Relacionar os Mapas Estratégicos com os objectivos;
• Principais dimensões de análise;
• Cenários e tendências ambientais;
• Benchmarking;
• Fases da implementação de um BSC;
• Case Studie – Análise detalhada de um BSC para Gestão do Desporto.
Fonte: APOGESD

quinta-feira, fevereiro 24, 2005

Bad for business

Business schools stand accused of being responsible for much that is wrong with corporate management today.

THIS is the time of year when MBA students run not from classroom to classroom but from interview to interview as they try to get the high-paying job that they expect their qualification to deliver. It seems that the demand for MBAs is now strong again, after four decidedly weak years. “The big eaters of MBA talent have regained their hiring appetite,” says Ken Keeley, director of career opportunities at Carnegie Mellon's Tepper School of Business in Pittsburgh. At New York's Stern School, close to Wall Street, the number of jobs offered to this year's MBA class by the beginning of this month was double that at the same stage in 2004. Better still, average starting salaries in investment banking for Stern graduates were—at $95,000—up by $10,000 from a year ago.
But just as the market value of an MBA is reviving, its academic credibility is being attacked. In a forthcoming article to be published posthumously in Academy of Management Learning & Education, Sumantra Ghoshal argues that many of the “worst excesses of recent management practices have their roots in a set of ideas that have emerged from business-school academics over the last 30 years.” in Economist

quarta-feira, fevereiro 23, 2005

As pequenas conversas de muitos somam grandes receitas

Até ao final de 2005, haverá quase 2 mil milhões de utilizadores de telemóveis em todo o mundo. O crescimento de assinaturas será mais acentuado nos países em vias de desenvolvimento (incluindo a Ásia e América Latina) onde os telemóveis são simultaneamente uma tecnologia transformacional e um símbolo de status. A voz continuará a ser a principal fonte de receitas e lucros – em média representando mais de 80% do total de receitas; o volume de serviços de voz continuará a crescer com sustentabilidade, devido à facilidade de uso e à descida de preços. A penetração ultrapassará os 100%, à medida que mais clientes fazem segundas assinaturas para uso de dados ou para uso pessoal; os operadores estruturarão os seus planos em consonância e os serviços incluirão comutação automática de linhas, contas de voicemail múltiplas e facturação separada. O conteúdo mais apelativo e lucrativo continuará a girar em torno da personalização do telefone, com toques, informações e entretenimento, wallpapers e jogos básicos.
Fonte: Deloitte

Revista Portuguesa de Gestão de Desporto

O lançamento da terceira revista, mais precisamente, de Janeiro 2005 Ano 2, N.º 3 enfrentou algumas adversidades que o professor José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes apresenta de uma forma sincera e clara mas também com um espirito de missão e luta:

"Quando iniciamos este projecto de criação de uma revista cientifica na área da Gestão de Desporto, esperávamos obviamente algumas dificuldades mas hoje percebemos que tínhamos subestimado a tarefa a que nos propusemos. Pensávamos que a comunidade de gestores, investigadores e estudantes de Gestão de Desporto nos diversos países de língua oficial portuguesa ansiava por um espaço de publicação que demonstrasse o actual estado de sistematização do conhecimento nesta área e que fosse um veículo preferencial da comunicação entre todos os estudiosos nesta área. Infelizmente, a procura dos dois primeiros números da RPGD demonstrou que apesar de muitos ansiarem por esta oportunidade não se conseguiu ainda que este projecto seja viável do ponto de vista económico. Não conseguimos vender o número suficiente de revistas para garantir o desejado equilíbrio financeiro desta iniciativa e muito menos contribuir, com este projecto, para a viabilidade da gestão da APOGESD.

Poderíamos, face aos resultados obtidos, desistir, mas não o vamos fazer. Tentaremos ainda durante algum tempo lutar para tentar, por um lado, encontrar os motivos e interesses que poderão suscitar outro tipo de procura por parte dos sócios e dos gestores e, por outro, tentar desenvolver uma estratégia de comunicação e divulgação mais agressiva, que permita uma visibilidade mais efectiva.

Os tempos são de grande turbulência a nível nacional e internacional. Os próximos meses deverão conduzir a uma grande mudança nas estruturas politicas do país, com os incontornáveis bloqueios de alguns dos projectos em curso. No sector do Desporto continua por ter lugar a grande reforma pela qual todos anseiam. Isto apesar de o Estado, através do IDP, ter desenvolvido nos últimos anos um esforço interessante.

Esperamos que os resultados do próximo acto eleitoral permitam a constituição de uma equipa governamental que atribua ao Desporto e aos Gestores do Desporto o papel que estes devem desempenhar, na construção de uma sociedade mais justa e na qual o cidadão seja o centro de todas as politicas."


DESTAQUE
Excelência, um compromisso emocional - Jorge Araújo


ARTIGOS
A tomada de decisão estratégica e a estrutura organizacional nas associações desportivas de modalidade - Jorge Soares, Abel Correia
O estatuto das atletas de alta competição: do consagrado às inovações - Maria José Carvalho
União Europeia e olimpismo: dois projectos sinérgicos - Alexandre Mestre


DOSSIER: NEGÓCIOS E IDEIAS
Temperatura da água da piscina: que valor?
- Vitorino Matos Beleza, Rosário Maria Silva Santos Costa
Caracterização do conforto ambiental em centros de condição física
- Carla CS Barreira, António PO Carvalho


Informações e pedidos: geral@apogesd.org

terça-feira, fevereiro 22, 2005

Nunca te esqueças do pote de vidro

Quando a tua vida parece um caos e as 24 horas por dia parecem não chegar, lembra-te do pote de vidro e do café!
Na sala de aula o professor de filosofia estava de pé com alguns objectos em cima da secretária.Quando a aula começou ele, calado, pegou num frasco grande de vidro vazio e começou a enche-lo com bolas de golfe.Quando não cabiam mais ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio.
Todos responderam que sim
O professor então pegou num saco de feijões secos e ao chocalhar o frasco estes iam entrando para os buracos vazios entre as bolas de golfe. Quando não cabiam mais ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio.
Todos responderam que sim
Neste ponto o professor despejou um saco de areia para dentro do frasco. Como é óbvio a areia ocupou todo o espaço restante do frasco.Quando não cabiam mais ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio.
Todos responderam que sim
Foi então que o professor agarrou em dois copos de café e os entornou lá para dentro. Agora sim não havia mais espaço!!Os alunos desataram a rir!!!
"Agora," disse o professor enquanto as gargalhadas ainda se ouviam, " Eu quero que vocês reconheçam que este frasco representa a organização da vossa vida". - "As bolas de Golf são as coisas mais importantes - Deus; a família; os filhos; a saúde; os amigos e tudo o que vos éMais querido de modo a que se tudo na vida desaparecesse e só ficassem elas, a vossa vida continuava cheia!"- "Os feijões são as outras coisas importantes da vida: o trabalho; a casa; o carro;"- "A areia é tudo o resto das coisinhas pequeninas."Se encherem primeiro o frasco com a areia . já não há espaço para o feijão nem as bolas de golfe.
O mesmo se passa com a vida. Se gastarem todo o tempo e a vossa energia com as pequenas coisas nunca vão ter espaço para as coisas que são verdadeiramente importantes para vocês. Prestem atenção ás coisas que são essenciais à vossa felicidade. Brinquem com as crianças. Tirem tempo para ir ao médico talvez fazer um check-up. Saiam para um jantar romântico. Vai haver sempre tempo para arrumar a casa, para despachar um trabalho que só falta um bocadinho. Tomem conta das vossas bolas de golfe primeiro e das coisas que têm mesmo importância. Tenham prioridades. Para o resto vai sempre haver espaço. Não encham o vosso frasco com a areia primeiro pois as bolas de golfe não vão caber no fim.
Um perguntou:
- E o café o que é ? - Ainda bem que perguntas, eu ia agora mesmo vos dizer.
É que mesmo que sintam que a vossa vida está cheia, há sempre espaço para beber um café com um amigo!!

segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Portugueses levam menos dinheiro para casa ao fim do mês

Um estudo da Deloitte concluiu que os portugueses estão entre os cidadãos da União Europeia (UE) que menos dinheiro levam para casa no final do mês, com um rendimento médio anual disponível de 11.771 euros.
Este valor é o mais baixo entre os rendimentos disponíveis dos trabalhadores dos 15 países da antiga UE e fica mesmo aquém dos 17.776 euros dos cipriotas, concluiu a Deloitte, numa análise aos salários de 19 dos 25 Estados-membros.
Do ranking, luxemburgueses, dinamarqueses e britânicos são os mais favorecidos, com rendimentos médios anuais disponíveis de 35.893, 29.815 e 27.966 euros, respectivamente.
Segundo a Deloitte, os custos de remuneração médios anuais dos portugueses rondam os 17.325 euros, ocupando a oitava posição numa lista onde os custos mais baixos pertencem à Eslováquia (6.490 euros) e os mais elevados à Alemanha (49.609 euros).
Fonte: Deloitte

domingo, fevereiro 20, 2005

The Business of Yacht Racing Summit

Yacht racing is a global giant in terms of sponsorship. Millions of corporate pounds are now being poured into the sport each year and more and more sponsors are looking at the exciting potential and benefits of the sport. Internal communication, employee motivation and corporate branding are some of the opportunities unmatched by other sports.In corporate entertainment, yachting offers a range of unique experiential hospitality options, including the chance to part in major races alongside the pros. The sport is also well placed to take advantage of the growth in sports tourism.

Fonte: YS

União Ibérica de Gestores de Desporto

Tenho que reconhecer que já passou algum tempo mas julgo que é bom realçar e relembrar que decorreu no passado dia 27 de Janeiro em Valência, por ocasião do II Congresso de Gestão de Desporto da GEPACV, a cerimónia protocolar de formalização da União Ibérica de Gestores de Desporto (UIGD).
José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes, Presidente da APOGESD e Albert Cucarella i Costa, Presindente da FAGD, assinaram o PROTOCOLO DA UIGD durante assembleia geral da FAGD.
Aproveitando o momento, Pedro Sarmento e Amadeu Portilha, da Tempo Livre, apresentaram o 1º Congresso Ibérico de Gestão de Desporto, que será realizado na cidade de Guimarães nos dias 8, 9 e 10 de Novembro de 2005, em simultâneo com o 7º Congresso Nacional de Gestão de Desporto.
Fonte: APOGESD
Considero que estes dois congressos são de extrema importancia para o nosso país e de promoção dos nossos valores, oportunidades que não devemos perder.

sábado, fevereiro 19, 2005

Cardiff’s Millennium Stadium

Cardiff’s Millennium Stadium is set for a multi-million dollar naming rights deal as part of a new debt restructuring package designed to safeguard its future.
The Welsh Rugby Union (WRU) has agreed a new deal with Barclays Bank, BT, the Millennium Commission and special shareholder Cardiff City Council on a new package with immediate effect which will see £45m of its £55m debt repaid over 35-years. But a crucial part of the package includes permission to seek a naming rights’ sponsor – although only on condition the word Millennium remains in the name.

Said Simon Moore, Barclays’ regional corporate director for Wales: “The management of the WRU and Millennium Stadium understood the need for a wide-ranging restructuring. “Barclays recognised the special nature of this situation and the importance of the Millennium Stadium and Welsh rugby to Wales. “We worked together to find a solution that meets the needs of all parties, and remain supportive of David Moffett and his team.”

Said WRU Group chief David Moffett: “Without the support of Barclays, BT, the Millennium Commission and Cardiff City Council, this restructuring would not have been possible. We have all worked extremely hard to deal with the myriad of complexities that inevitably arise in such situations. “This agreement will allow us a level of financial certainty that has not been in place since the Millennium Stadium was opened in 1999.” As part of the refinancing deal with Barclays, the WRU Group has paid off its debt to BT, while the Millennium Commission has agreed a new grant to support the installation of the Short Hall arena which is due to be complete early 2005.

Fonte: SB

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Conferência Internacional “Estratégia Nacional de Promoção da Actividade Física: uma responsabilidade partilhada"

Mais de 400 pessoas participaram na Conferência Internacional “Estratégia Nacional de Promoção da Actividade Física: uma responsabilidade partilhada”, realizada hoje pelo Instituto do Desporto de Portugal (IDP) em Cascais com a presença dos maiores peritos mundiais e especialistas portugueses na matéria. Uma jornada nacional de reflexão que reuniu interesses e esforços das áreas do desporto, saúde e educação.

Autarcas e técnicos camarários, médicos e técnicos de saúde dos sectores público e privado, professores de todos os níveis de ensino, profissionais de ginásios e técnicos e dirigentes do movimento associativo desportivo, oriundos de todos os pontos do território continental e das regiões autónomas, constituíram a vasta e diversificada audiência das apresentações de Michael Pratt e de Bill Kohl, ambos do Center for Disease Control (CDC), de Adrian Bauman, do departamento de saúde pública e epidemiologia da Universidade de Nova Gales do Sul, de Sydney, na Austrália, de Victor Matsudo, do CELAFISCS de São Paulo (Brasil), de Luís Sardinha, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH-UTL), e de Jorge Mota, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto. Oportunidade ainda, no fecho dos trabalhos, para um debate alargado sobre as estratégias nacionais de promoção da actividade física com as participações de representantes do Instituto do Desporto de Portugal, Direcção Geral de Saúde, Ministério da Educação, Fundação Portuguesa de Cardiologia, Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral e Conselho Nacional das Associações de Professores e Profissionais de Educação Física.
Fonte: IDP

Dortmund à beira da bancarrota

Na Europa do futebol rico, há, também, casos de burgueses em falência. Veja-se o Borussia de Dortmund, um dos "grandes" do futebol alemão, à beira da bancarrota e da dramática possibilidade de extinção. Um buraco financeiro de quase 120 milhões de euros e dívidas acumuladas de 27 milhões só no último semestre de 2004, colocaram o Borussia, o único clube alemão cotado em bolsa, dependente de um milagroso projecto de saneamento financeiro. Esse plano já está delineado, mas a última palavra é do grupo de credores, cuja maioria parece estar inclinada a aceitar o projecto de emergência. Uma recente auditoria apontou várias falhas de gestão, entre elas a propriedade do Estádio Westfal, considerada um "erro estratégico" e com custos elevados, precisamente 17 milhões de euros anuais para a manutenção do recinto, o maior da Alemanha, com capacidade para 83 mil espectadores.

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Deloitte esquece F. C. Porto

Estar integrado num "mercado pequeno de transmissões televisivas" é o que afasta o F. C. Porto da lista dos 20 clubes mais ricos do Mundo. É pelo menos esse o argumento que a empresa Deloitte avança para justificar aquela que é a ausência mais significativa da sua lista anual dos clubes milionários, revelada ontem.
O JN teve acesso ao relatório integral da consultora, que consagra o Manchester United como clube mais rico do Mundo pela oitava vez consecutiva. Conhecidos que são os resultados financeiros da equipa inglesa e o seu reconhecimento mundial, o facto não pode causar estranheza. Tal como não deve surpreender que tanto o Real Madrid como o AC Milan ou a Juventus se tenham aguentado mais um ano no topo da lista. Ou mesmo que o Chelsea, do milionário Abramovich, tenha registado uma subida meteórica para a quarta posição, depois de o russo ter injectado alguns dos seus milhões nos cofres de Stanford Bridge.
O único espanto é causado pelo facto de o actual campeão europeu e mundial não ter ganho um lugar nos 20 primeiros, e que o mesmo aconteça com o AS Mónaco e o Deportivo da Corunha - respectivamente, semifinalista e finalista da Liga dos Campeões. Sobretudo tendo em conta que a mesma tabela inclui clubes como o Aston Villa, o Manchester City ou o Shalke 04, que pouco ou nenhum sucesso tiveram o ano passado, tanto ao nível dos seus campeonatos como nas competições internacionais.
A resposta, ao contrário do que se pode supor, não está tanto numa gestão fantástica destes últimos, nem numa estratégia desastrosa dos primeiros. Mais que nada, são os critérios escolhidos pela Deloitte para avaliar a riqueza dos clubes aquilo que determina o afastamento do F. C. Porto deste clube de milionários.
A prova é que as receitas obtidas através da venda de jogadores, por exemplo, é pura e simplesmente ignorada pelo estudo. Ora, só com as vendas de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Deco, o F. C. Porto conseguiu encaixar quase tanto dinheiro (71 milhões de euros) do que alguns destes clubes apresentam como receitas totais.
No próprio documento, os autores (ingleses) sentiram-se obrigados a justificar a estranha ausência do clube português da sua lista, argumentando que o mercado televisivo português, "relativamente pequeno", só rendeu ao clube português 1,9 milhões de euros na Liga dos Campeões.
De facto, esta soma é apenas uma parte dos cerca de 6,2 milhões de euros que os portistas amealharam pela venda das transmissões de todos os jogos da época. No entanto, e aqui se prova algum acerto do estudo, 6,2 milhões de euros é muito pouco quando comparado aos impressionantes 94,5 milhões conseguidos pelo Manchester United (primeiro da tabela); ou mesmo aos 41 reunidos pelo Aston Villa (décimo da lista).
In JN

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

O nosso Universo (capítulo 5)

O telescópio espacial Hubble revela-nos nesta imagem a Nebulosa "Cat's Eye", que pela sua forma se assemelha ao olho de um gato. Este astro está formalmente catalogado como NGC 6543 .

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Fumar e Conduzir

Em Espanha o Ministro do Interior considera a hipótese de vir a multar todos os automobilistas que fumem enquanto conduzem porque afirma ser uma das causas de maior sinistralidade.

Acção de Formação em Ílhavo

Realiza-se hoje dia 15 pelas 14h30 no Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, uma Acção de Formação sobre a “Ocupação dos Tempos Livres”, organizada pela Delegação de Aveiro do Instituto de Desporto de Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Ílhavo.
Esta acção inserida no Programa «Mexa-se», portanto, de âmbito nacional, trata os seguintes temas:
  • Programas de Ocupação dos Tempos Livres da Câmara Municipal de Ílhavo - Paulo Costa (Vereador do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Ílhavo)
  • O Novo Regime Jurídico do Licenciamento do Exercício da Actividade de Promoção e Organização de Campos de Férias e os Programas de OTL do IPJ - Maria João Moreto (Delegada Regional de Aveiro do IPJ)
  • Programa Seixal Férias - Carlos Rabaçal (Director do Projecto Municipal de Programas e Equipamentos Desportivos da CM Seixal)
  • Programas da Quinta Pedagógica e Escola Equestre de Aveiro
    Oficina do Desporto, Sociedade Ilimitada - Nelson Filipe (Coordenador do Projecto - CerciArg)

Fontes: IDP CMÍlhavo

O blog feito pelos seus leitores 1

Em Setembro de 2002 foi publicada na II Série do Diário da República aaposentação do Exmº. Senhor Juiz Desembargador Dr. José ManuelBranquinho de Oliveira Lobo, a quem foi atribuído o número depensionista 438.881.
De facto, no dia 1 de Abril de 2002 o Dr. Branquinho Lobo havia sidosujeito a uma "Junta Médica" que, por força de uma doença do foropsiquiátrico, considerou a sua incapacidade para estar ao serviço doEstado, o que foi determinante para a sua passagem à aposentação.
De acordo com o disposto na alínea a) do nº 2 do artigo 37º dodecreto-lei nº 498/72 de 9 de Dezembro, em caso de aposentaçãomotivada por incapacidade ou doença, constitui regalia dos magistradosjudiciais auferirem a sua pensão de aposentação por inteiro, como setivessem todo o tempo de serviço para tal necessário. Por esse motivo,o Dr. Branquinho Lobo passou a auferir uma pensão de aposentação nomontante de € 5.320,00.
Contudo, por resolução proferida no dia 30 de Julho de 2004, oConselho de Ministros do Governo do Dr. Pedro Santana Lopes nomeou oDr. Branquinho Lobo como Director Nacional da Polícia de SegurançaPública.
Desde então, o Dr. Branquinho Lobo acumula a sua pensão de aposentaçãopor incapacidade com o vencimento de Director Nacional da P.S.P.
Moral da história:
Para ser Director Nacional da P.S.P. não é preciso ser doido. Mas, pelos vistos, ajuda muito...
Autora: Sandra Dantas

Invitaciòn

"Con toda atención invitamos a los medios de comunicación a asistir el Miércoles 16 de Febrero a las 10 AM, al Hotel Ejecutivo,Viena #8 Col. Juárez, México DF donde se llevará a cabo una conferencia de prensa para presentar, un evento deportivo internacional de trascendental importancia.
Anunciaremos una competencia que unirá simbólicamente a dos entidades federativas ya que inaugurará para este tipo de eventos una de las máximas obras al servicio del deporte, el turismo y la ecología de los últimos tiempos.
La carrera de aventura denominada The Night Race 2005, organizada por Quest Race, en la que participarán equipos de toda la República y del extranjero. es la carrera de aventura más grande de México y se realizará en pro de la salud, el deporte, el turismo y la ecología.
Autoridades de la Secretaría de Turismo y la Secretaría del Medio Ambiente del DF darán el banderazo de salida el día de la competencia. y asistirán a esta conferencia de prensa en compañía de organizadores y patrocinadores de la carrera." Fonte: Quest Race

Inovação

Imbuído num espírito de inovação tão necessário actualmente, apraz-me tornar este blog um pouco internacional portanto não se admirem se alguns posts aparecerem em outras línguas que não o português. Obrigado.

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

De olho nos árbitros

Segundo o DD, a FIFA quer controlar os árbitros para evitar a corrupção.
O presidente da FIFA, Joseph Blatter, afirmou que é necessário encontrar um sistema para evitar a corrupção no sector da arbitragem. E agora pergunto eu, há quanto tempo já se devia ter pensado nisso? Será que só agora é que existem casos de corrupção?
"O Comité Executivo da FIFA vai analisar o caso de manipulação de resultados no futebol alemão, que já levou mesmo à detenção do árbitro Robert Hoyzer. "
Será que eles julgam que ao encontrarem um «bode expiatório» vão resolver o problema em todo o futebol... bem, por outro lado, é melhor começar por algum lado!

domingo, fevereiro 13, 2005

Identidade e Marca

Este foi o tema do 1º Workshop que APOGESD realizou para Gestores de Desporto em 2005 e, no qual, eu estive presente. Naturalmente, podem questionar-se porque estou a falar de um acontecimento do mês transacto, contudo, é de referir a pertinência deste tipo de formação especializada, que tem de primar pela qualidade necessária e obrigatoriamente elevada dos seus formadores. Venho portanto dar o meu contributo em termos de testemunho da qualidade desta iniciativa por sinal inovadora em Portugal.
Apesar de evidentemente não estar acessível a todas as bolsas, devo dizer que “a qualidade também se paga” e não é preciso ir muito longe para encontrarmos exemplos disso mesmo...

sábado, fevereiro 12, 2005

Regresso

Olá a todos, espero que este meu regresso à blogoesfera, após uma ausência de precisamente três meses mas sem nunca deixar de acompanhar a actualidade e consultar alguns blogs que tenho como referência, seja novamente uma experiência em tudo enriquecedora. Portanto, início desta forma um novo ciclo nesta que é a minha intervenção pessoal no ciberespaço.