quinta-feira, agosto 31, 2006
quarta-feira, agosto 30, 2006
Zona da baliza indefensável
terça-feira, agosto 29, 2006
A falsa lotaria dos penalties
Qualquer pessoa demora no mínimo 0,2 segundos a reagir a um estímulo. O guarda-redes não foge à regra e num penalty ainda gasta mais 0,7 segundos a concluir o movimento para tentar chegar à bola – que, por sua vez, despende
Contudo, as entranhas desta ciência são bem diferentes, em média, um em cada cinco penalties é defendido. E os estudos mostram que quem se baseia na sorte, sofre mais do que os guarda-redes que olham para partes específicas do corpo do avançado antes de tocar na bola.
Um segundo antes do remate, a cabeça e perna de apoio são os principais pontos de referência. E dizem os entendidos que detectar o lado é, apesar de tudo, mais fácil do que a altura, que só se percebe com o pé rematador a cerca de 0,2 segundos antes do contacto com o esférico.
segunda-feira, agosto 28, 2006
Europa à caça dos melhores cérebros
Para o presidente da Comissão Europeia (CE), o IET é a instituição capaz de fazer cumprir o objectivo da Agenda de Lisboa: a economia europeia ultrapassar a americana por volta de 2010.
O alerta da CE lembra que a China sozinha produzia anualmente mais diplomados em matemática, tecnologias e ciências que a União Europeia, e também em patentes e prémios Nobel a Europa tem perdido pontos para os EUA.
domingo, agosto 27, 2006
Inter-rail
Com a possibilidade de circularem livremente por 29 países, muitos faziam do comboio a sua casa durante um mês e conheciam a Europa de uma ponta à outra. Duas gerações ficaram marcadas por estas viagens. Desde 1998 passou a existir também o “inter-rail 26+” para os mais nostálgicos que repetem a experiência, ou mesmo para aqueles que nunca tiveram a oportunidade e se estreiam só nesta altura.
Este produto, encontra-se dividido em oito zonas geográficas. Assim pode comprar-se o passe para uma ou duas zonas, ou então o “inter-rail” global que contempla todos os países destacados no mapa. Mas o “inter-rail” já não é sinónimo de viagens ao improviso e exige agora a reserva de lugares com dias de antecedência (sob pena de se ficar apeado), assim como o constante pagamento de taxas-extra.
+ informações e conselhos práticos
sábado, agosto 26, 2006
O efeito “banana”
Rematada com a parte de dentro ou de fora do pé, o segredo está na rotação que se consegue dar à bola.
sexta-feira, agosto 25, 2006
O tempo é das emoções
quinta-feira, agosto 24, 2006
Às voltas com o tempo
O tempo é um companheiro do qual é impossível afastarmo-nos. Podemos desenvolver por ele sentimentos de amor/ódio. Umas vezes queremos prolongar aquele momento. Outras, imploramos para que o tempo passe depressa. Mas é sempre ele quem dita as regras. É através do tempo, enquanto referência, que vivemos. E é através dele, enquanto dimensão, que nos relacionamos com o Universo. Mas, ao longo do tempo, o conceito e a medição do próprio tempo sofreram mutações e evoluções.
Acredita-se que começou a ser medido há cerca de 5000 anos. A cronologia começou por se basear na observação dos movimentos do Sol, da Lua e das marés. Hoje, a ciência, a indústria e a arte unem esforços para nos oferecerem os melhores e os mais belos relógios, que permitem orientar o nosso dia-a-dia em função da passagem das horas.
Há, porém, aqueles que se recusam a usá-los. Para esses, inspirados em Horácio que dizia “aproveita o dia presente e não queiras confiar no de amanhã”, cada dia tem de ser vivido como se fosse o último. Cada momento tem de ser aproveitado para o melhor da vida. Para outros, “tempo é dinheiro”, e olhar para o pulso é um gesto constante, assim como a sensação de que o tempo se desvanece por entre os dedos.
quarta-feira, agosto 23, 2006
TGV custa menos 10%
terça-feira, agosto 22, 2006
O filósofo e fundador da ciência da motricidade humana
segunda-feira, agosto 21, 2006
Crowdsourcing
+ informações ; + informações
domingo, agosto 20, 2006
Pegadas na areia
Sonhei que andava a passear na praia com o Senhor, e, no firmamento, passavam cenas da minha vida.
Após cada cena que passava, percebi que ficavam dois pares de pegadas na areia: um era o meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia. Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu disseste-me que, uma vez que resolvi seguir-Te, Tu andarias sempre comigo, em todos os caminhos. Contudo, notei que durante as maiores tribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque é que, nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.
O Senhor respondeu-me:
- Meu querido filho, jamais te deixaria nas horas da prova e do sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exactamente aí que peguei em ti ao colo.
sábado, agosto 19, 2006
Cisco instala VoIP no BCP
Posto isto, aproveito para sugerir a todos os organismos públicos e privados que sigam o exemplo, ou será preciso fazer um desenho para perceberem quais são as vantagens.
sexta-feira, agosto 18, 2006
Internet lidera queixas na Deco
Fonte: Deco
quinta-feira, agosto 17, 2006
A ciência do remate
Por exemplo, sabemos que no momento em que a chuteira toca na bola a perna deve estar o mais esticada possível, pois é aí que, no movimento de pêndulo, se atinge a velocidade máxima, que depois se transmite para a bola e faz atingir uma velocidade superior à do pé em cerca de 20%.
quarta-feira, agosto 16, 2006
A ciência do futebol
terça-feira, agosto 15, 2006
Um PC por criança
segunda-feira, agosto 14, 2006
Os malefícios de não ler
domingo, agosto 13, 2006
Viagem interactiva sobre o Galileo
sábado, agosto 12, 2006
A máquina que mudou o mundo
Hoje, seja portátil ou de secretária, o PC faz parte do quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo. Alterou a forma de trabalhar, abriu uma nova janela de entretenimento e tornou-se numa ferramenta de socialização com auxílio da Internet. in JN
sexta-feira, agosto 11, 2006
Parabéns Francis Obikwelu

quinta-feira, agosto 10, 2006
Aliar as Tecnologias de Informação ao Negócio
Resumindo, a ideia é aliar as Tecnologias de Informação ao negócio, automatizando o automatizável mas incluir inteligência para parar quando as circunstâncias assim o exigem.
quarta-feira, agosto 09, 2006
Dia Internacional dos Povos Indígenas
terça-feira, agosto 08, 2006
Choque de Mentalidade
Todos nós estamos à espera de uma modernização do sector público, de novos processos, de novos modelos, de maior rapidez e eficácia na execução dos pedidos, e sobretudo com esperança que o funcionalismo público consiga acelerar o passo para acompanhar o potencial da tecnologia em que investe. Mas para isso poder vir a acontecer, somos obrigados a concordar que antes de haver um choque tecnológico deveria haver um choque de mentalidade.
segunda-feira, agosto 07, 2006
Acreditar
Após muitas tentativas, um crítico disse-lhe:
- Edison, já falhaste muitas vezes, desiste!
Ele respondeu:
- Não, eu não falhei, só eliminei várias ideias que não resultam!
domingo, agosto 06, 2006
World Wide Web faz 15 anos
sábado, agosto 05, 2006
Uma pessoa muito especial
... deixo-vos uma pista! Também escreve neste blog de vez em quando!
sexta-feira, agosto 04, 2006
Marina Portuguesa com 5 âncoras
A Marina de Lagos está agora incluída num grupo restrito de 40 marinas em todo o Mundo detentoras deste galardão. Contudo, a manutenção desta prestigiante distinção vai depender das auditorias semestrais.
quinta-feira, agosto 03, 2006
Ao ritmo de um post a cada 20 minutos
Na era do conteúdo gerado pelos utilizadores, os portugueses têm mostrado credenciais à altura. Naturalmente os blogues colectivos, porque escritos a várias mãos, têm mais facilmente um ritmo de publicação elevado. Contudo, o mais prosador dos blogguers nacionais é Paulo Gorjão autor do Bloguítica, onde produz em média mais de seis posts por dia.
Porém, comum a todos os blogguers portugueses está o facto de esta actividade de auto-edição ficar sujeita às oscilações de humor, inspiração, atitude, dias mais criativos que outros ou até mesmo o tempo.
quarta-feira, agosto 02, 2006
terça-feira, agosto 01, 2006
Portugal selectivo no IDE
Na realidade, a boa notícia é que um país com a dimensão de Portugal não precisa de grandes fluxos de IDE.
Contudo, os países devem ter muito claro o que procuram com o IDE. Atrair capital? Aumentar a receita fiscal? Criar emprego? Ou aumentar as exportações? Só a definição destes objectivos permitirá captar o IDE de forma correcta.
Por outro lado, sempre se confirmou que a integração das economias e a remoção das barreiras proteccionistas tendem a aumentar a performance das empresas e dos países, e, nesse sentido, aumentam a sua competitividade.
E mais uma vez Portugal dispõe ainda de outro atractivo importante: a estabilidade política que é vital.