quinta-feira, novembro 30, 2006

O avião silencioso

A Silent Aircraft Initiative está a desenvolver uma aeronave silenciosa, com baixo consumo de combustível e amiga do ambiente. O resultado de um investimento de 3,5 milhões de euros e de três anos de colaboração entre investigadores da Universidade de Cambridge e do Instituto de Massachusetts (MIT), nos EUA, foi apresentado este mês em Londres. Chama-se SAX-40 e teve como objectivo inicial reduzir o ruído do avião de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem junto de aeroportos e aumentar a sua eficiência.
O segredo parece estar no design inovador, que se assemelha a um morcego. As asas da aeronave foram desenhadas para serem mais silenciosas e eficientes no consumo: a fuselagem e as asas estão juntas para uma melhor aerodinâmica e produzir menos turbulência, e logo menos ruído. O formato das asas vai permitir também uma velocidade de aproximação à pista mais reduzida, o que significa menos barulho durante a aterragem.

O SAX-40 com um consumo de combustível mais eficiente em cerca de 25 por cento do que os aviões actuais, terá capacidade para 215 passageiros numa distância de mais de nove mil quilómetros, a uma velocidade máxima de 965 km/h.

quarta-feira, novembro 29, 2006

Favela


Esta cadeira foi criada pelos irmãos Campana. Fabricada à mão a partir de fragmentos de madeira rudimentares, é uma das peças mais emblemáticas do design contemporâneo, em homenagem ao engenho do Brasil mais pobre.

terça-feira, novembro 28, 2006

As verdades da mentira (8/9)

Num contexto de aprendizagem das regras de socialização, o indivíduo aprende e compreende que a defesa da existência de uma verdade absoluta é, em si mesma, uma grosseira mentira.

segunda-feira, novembro 27, 2006

Sete coisas que precisa de saber para manter uma conversa sobre whisky

Blended – Resultam da mistura (blend) de vários maltes com outros destilados, por exemplo, o milho. Na Escócia e no whisky, o papel do enólogo é desempenhado pelo “master blender”.
Cascos – O envelhecimento em cascos de carvalho é a fase nuclear que se segue à destilação. Os mais usados são os cascos de carvalho americano.
Consumo – Os portugueses têm o hábito de o consumir como digestivo, mas a generalidade dos britânicos consome-o como aperitivo e preferem como digestivo um Porto Vintage.
Ingredientes – Água, malte e levedura são os três ingredientes usados. O sabor final depende em 40% da destilação e em 60% da madeira em que envelhece. “The wood makes the whisky”, garantem os entendidos.
Malt – Produzido com maltes destilados usando como matéria-prima as melhores cevadas.
Scotch – Para merecer esta designação, tem de ser destilado e envelhecido na Escócia durante um período mínimo de três anos.
Single Malt – Feito a partir de malte de apenas uma destilaria. É o Rolls Royce dos “scotch”. Mas comparado, é o equivalente mais próximo dos nossos Porto Vintage.

Sabiam que Cutty Sark é o nome de um belo veleiro que durante 27 anos foi português.

domingo, novembro 26, 2006

Depois da Operação

Minha mãe estava a mexer nas caixas onde todos guardamos recordações do passado e é então que ela se depara com um artigo de um jornal (Notícias de Guimarães) com mais de 25 anos, e chama por mim… Eu vou ter com ela e fico admirado com o que vejo e vos mostro agora, uns versos que foram dedicados à minha Mãe e a mim, da autoria da escritora Aurora Jardim.

Na noite sem fim,
após a operação,
foi ela, Nazaré,
que velou a doente
com solicitude
e devoção.

Nazaré
mãe do bebé
que se chama
Rui.

Na noite fechada
do recobro
sobe a tensão
vem aí a febre.
A enfermeira
dá outra injecção.

Campainha, luz,
estribo, soro…
Silêncio fundo.
A paciente flutua
fora do mundo.
Mas Nazaré vigia.

Voltou o sol
voltou a luz.
O Rui é pequenino
como o Menino Jesus.

sábado, novembro 25, 2006

sexta-feira, novembro 24, 2006

As verdades da mentira (7/9)

“Apesar da mentira não ser encorajada explicitamente, vivemos numa sociedade onde mentir é normativo. Até se costuma dizer que quem não sabe mentir não sabe viver”
Américo Baptista

quinta-feira, novembro 23, 2006

Viver o tempo

O importante não é viver muito. É viver bem! É “ganhar” tempo para pensar, sonhar, rir, observar, amar e ser amado, partilhar, divertir-se, ouvir uma música, ler, conhecer e explorar.
Para muitos, encontrar tempo para estes prazeres é um grande desafio. E acreditar que a tecnologia é uma ajuda para conseguir mais tempo pode ser um engano, pois somos, cada vez mais, escravos e dependentes dela, de tal forma que, para viver o tempo por inteiro, o ideal será desligarmo-nos da tecnologia!

quarta-feira, novembro 22, 2006

O primeiro gelo


Autor: ilan Amihai

terça-feira, novembro 21, 2006

Águas topo de gama

Há garrafas de água tão caras como as de vinho. São estrangeiras e dizem que o seu conteúdo é puro, faz milagres pela saúde e por uma refeição sofisticada.
Em Portugal é no restaurante Aqua, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, que os amantes de água se entregam às 16 marcas disponíveis. Este é o primeiro estabelecimento português com carta de águas, onde os empregados de mesa dão conselhos: “Águas lisas para pratos leves ou carbónicas para os mais pesados e há que ter em conta o pH, a mineralização e a gaseificação”.
Voss, Panna, Ty Nant, San Pellegrino e Evian são as marcas que têm maior saída. Contudo, o denominador comum do consumidor destas águas denota-se pelo seu elevado poder de compra, sendo a Bling H2O, a água predilecta das estrelas de cinema e da música, acessível por uns módicos 40€ a garrafa.
Estranhamente, nunca ninguém tinha achado que a água que bebe não era suficientemente pura até aparecerem marcas como estas!

segunda-feira, novembro 20, 2006

As verdades da mentira (6/9)

Os especialistas alertam que não estamos preparados para ouvir a verdade, a começar pela verdade sobre nós próprios.

domingo, novembro 19, 2006

sábado, novembro 18, 2006

Cybercobardia

Depois de ler um artigo de Miguel Sousa Tavares com o mesmo título deste “post” queria apenas sublinhar algumas das suas ideias que considero extremamente pertinentes.
Neste sentido, começo por lançar as seguintes questões:
Será que o universo dos blogues deu início a um processo de "dessocialização" e de sedentarização das solidões? Ou a uma forma moderna de democracia de massas?
“Não há liberdade de expressão onde existe impunidade do discurso”, pois como poderá alguém defender-se convincentemente de um qualquer blogue anónimo que o acuse de pedofilia, trafico de drogas ou qualquer outra coisa abominável?
Mas o pior de tudo isto é constatar que um qualquer blogue anónimo se torna numa fonte de informação privilegiada e credível para o nosso jornalismo.

sexta-feira, novembro 17, 2006

Contar o tempo

Um pau enterrado na terra, projectando a sombra no solo, poderá ter sido um dos primeiros antepassados do relógio. Com o nascimento do relógio de pulso gerou-se uma profunda revolução cultural e social, pois este objecto valioso podia ser usado e transportado.

quinta-feira, novembro 16, 2006

As verdades da mentira (5/9)

Tal como sabemos que não existem verdades absolutas (só num contexto religioso e dogmático é possível acreditar na Verdade), do mesmo modo não existem mentiras absolutas, mas vários graus: genericamente, vão desde a mentira inofensiva, ocasional e piedosa, passam pelas mentiras defensivas e justificativas, e podem chegar a esquemas mais elaborados com intuitos inócuos ou perversos que terminam por desembocar na mitomania e na mentira compulsiva.

quarta-feira, novembro 15, 2006

terça-feira, novembro 14, 2006

O blog feito pelos seus leitores 17

Fui ao mercado comprar uns presentes.
Estava eu na secção de brinquedos e comecei a bisbilhotar os preços e a imaginar se as crianças realmente brincam com esses brinquedos tão caros.
Foi então que reparei num menino de mais ou menos 5 anos a agarrar uma boneca contra o peito. Ele acarinhava o cabelo da boneca e olhava-a tão triste que tentei imaginar para quem seria aquela boneca que tanto apertava.
O menino virou-se para uma senhora junto dele e disse:
"Avó, tens a certeza que eu não tenho dinheiro suficiente para comprar esta boneca?"
A senhora respondeu:
“Sabes que o teu dinheiro não é suficiente, meu querido!"
E perguntou ao menino se ele podia ficar ali a olhar para os brinquedos por mais 5 minutos, enquanto iria ver outras coisas. O menino continuava a segurar a boneca nas suas mãos. Finalmente, comecei a andar na sua direcção e perguntei-lhe a quem queria dar aquela boneca e ele respondeu:
"Esta é a boneca que a minha irmã mais adorava. Ela acreditava que o nosso Pai lha daria este ano.”
Eu disse-lhe:
"Não fiques tão preocupado, acho que ele irá dar a boneca à tua irmã."
Mas ele triste disse-me:
"Não, o Pai não poderá levar-lhe a boneca onde ela está. Tenho que dar a boneca à minha mãe e ela poderá dar a boneca à minha irmã, quando ela for lá."
O meu coração parou de bater. Aquele menino olhou para mim e disse:
"Eu disse ao Pai para dizer à Mãe para não ir ainda. Eu pedi-lhe que esperasse até eu voltar do mercado."
Depois ele mostrou-me uma foto muito bonita dele rindo e disse-me:
"Eu também quero que a Mãe leve esta foto, assim ela não se esquecerá de mim. Eu amo a minha mãe e não quero que ela parta agora, mas o meu pai disse que ela tem que ir para ficar com a minha irmãzinha."
Aí ele ficou a olhar para a boneca com os olhos tristes e muito quieto. Eu rapidamente procurei a minha carteira e peguei nalgumas notas e disse para o garoto:
"E se contássemos novamente o teu dinheiro, só para termos certeza de que tens dinheiro para comprar a boneca?”
Juntei as minhas notas ao dinheiro dele, sem que ele se apercebesse e começamos a contar. Depois de contarmos, o dinheiro dava para comprar a boneca e ainda sobravam uns trocos. E o menino orou:
"Obrigado Senhor por atenderes o meu pedido e teres-me dado dinheiro suficiente para compra a boneca".
Aí, ele olhou-me e disse:
"Ontem antes de dormir, pedi a Deus que fizesse para que eu tivesse dinheiro suficiente para comprar a boneca e assim a Mãe a poder levar. Ele ouviu-me e eu também queria dinheiro para comprar uma rosa amarela para a minha mãe, mas não ousei pedir-Lhe mais nada. E Ele deu-me o dinheiro suficiente para comprar a boneca e a rosa amarela. Sabe, a Mãe adora rosas amarelas.”
Uns minutos depois, a senhora voltou e eu fui-me embora sem ser notado. Terminei as compras num estado de espírito totalmente diferente daquele com que havia começado. Entretanto, não consegui tirar aquele menino do pensamento.
Então lembrei-me de uma notícia no jornal local, já com dois dias, quando mencionava que um homem bêbado, numa camioneta, bateu num carro onde estavam uma jovem senhora e uma menininha. A criança havia falecido de imediato e a mãe estava em estado grave no hospital e que a família havia decidido desligar as máquinas, uma vez que a jovem não sairia do estado de coma.
Pensei se seria a família daquele menino?
Dois dias após meu encontro, li no jornal que a jovem senhora havia falecido. Eu não pude conter-me e sai para comprar um ramo de rosas amarelas e fui ao velório daquela jovem. Ela segurava uma linda rosa amarela nas suas mãos, junto com a fotografia do menino e com a boneca ao peito.
Deixei o local a chorar, senti que a minha vida tinha mudado para sempre.
O amor daquele menino pela sua mãe e irmã continua gravado na minha memória até hoje.
É difícil de acreditar e imaginar que numa fracção de segundo, um bêbado tenha tirado tudo àquele menino.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Um exame de selecção

Uma empresa estava a contratar um novo funcionário.
Uma parte do exame de selecção consistia em responder à seguinte questão, por escrito:
É noite de tempestade. Está a conduzir o seu carro com dificuldade. Ao passar por uma paragem de autocarro, vê que o veículo passa sem parar, ignorando as três pessoas encharcadas que ali aguardam transporte.
Verifica que essas pessoas são:
1 – Uma senhora precisando de ser hospitalizada
2 – Um médico que salvou sua vida no passado
3 – O grande amor da sua vida
No seu carro só cabe você e mais uma pessoa. Quem escolhe?
Por favor justifique a sua resposta e pense antes de continuar.
Este é um tipo de teste de personalidade e cada resposta tem a sua razão de ser.
Poderia transportar a senhora doente e ficaria com a consciência tranquila.
Ou escolher o médico, porque ele, uma vez, salvou a sua vida. Seria a oportunidade perfeita para demonstrar a sua gratidão.
Mas talvez não pudesse encontrar mais o amor da sua vida se deixasse escapar a oportunidade.
Um dos 200 candidatos deu uma resposta que foi decisiva para a sua contratação. E ele nem precisou de a explicar. O que terá ele dito?
vejam a resposta no comentário

domingo, novembro 12, 2006

As verdades da mentira (4/9)

O diagnóstico está feito há séculos, pelo menos desde Kant, que sentenciou que um mundo sem mentira não poderia ser habitado por seres humanos.

sábado, novembro 11, 2006

Castanha – rica em vitaminas

As castanhas podem (e devem) ser consumidas de várias formas: assadas, cozidas, fritas, em puré ou em doce. Além do sabor e aroma agradáveis, este fruto tem muitas propriedades benéficas para a saúde. A sua composição é, sobretudo, água e amido, elementos que lhe deram grande importância na alimentação portuguesa até ao século XVII, antes da introdução generalizada do milho e da batata. Agora, sabe-se que a castanha é também rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais, como o potássio, o fósforo, o cálcio e o magnésio. Os especialistas aconselham a sua ingestão em situações de cansaço, pois fornece quantidades significativas de energia. Mas convém não abusar, pois em cada 100 gramas de castanhas consome-se cerca de 180 calorias.

Alguns ditos populares com castanhas
• A castanha tem três capas de Inverno: a primeira mete medo, a segunda é lustrosa e a terceira é amarga.
• A castanha tem uma manha, vai com quem a apanha.
• Castanha que está no caminho é do vizinho.
• Castanhas do Natal, sabem bem e partem-se mal.
• Do castanha ao cerejo, mal me vejo.
• Em Maio comem-se as castanhas ao borralho.
• No dia de São Martinho: lume, castanhas e vinho.
• Na família da castanha o pai é pingão, a mãe é raivosa e a filha é amorosa.

sexta-feira, novembro 10, 2006

Cidade subterrânea

A capital chinesa, Pequim, quer criar a primeira cidade subterrânea, no ano 2020.
A ideia já não é nova, pois em 1969 Mao tsé-tung, fundador da China moderna, idealizou uma rede de túneis subterrâneos que permitiria que 250 mil pessoas se protegessem em caso de agressão exterior, mas esse labirinto de túneis perdeu todo o seu valor como refúgio anti-aéreo e transformou-se numa mera atracção turística.
Agora a ideia é facilitar a gestão de problemas como os congestionamentos do trânsito e as disputas pelo uso das terras. +informações
Fonte: Xinhua

quinta-feira, novembro 09, 2006

As verdades da mentira (3/9)

É para obter benefícios e vantagens da mais variada ordem que mentimos e em simultâneo fingimos acreditar nas mentiras dos outros.

quarta-feira, novembro 08, 2006

O nosso Universo (capítulo 8)

O satélite Swift detectou em 2005 uma tempestade estelar que, se tivesse ocorrido no Sol, teria eliminado a vida na Terra. A explosão captada ocorreu na constelação Pégaso a 135 anos-luz da Terra, e libertou uma quantidade de energia 50 mil milhões de bombas atómicas.
Fonte: NASA

Por sorte, o nosso Sol é uma estrela estável e não produz deflagrações deste tipo.

terça-feira, novembro 07, 2006

Porto subterrâneo

Quem percorre a cidade está longe de imaginar que um outro Porto, estreito, húmido e mergulhado na escuridão, se estende por debaixo das ruas.
Entre 1825 e 1838, centenas de homens escavaram no granito um novo aqueduto para as águas que nascem debaixo do actual jardim de Arca D’Água, concretizando um sonho que começou em 1597, com um pedido ao rei Filipe I. São mais de três quilómetros de túneis que continuam ainda abertos e a funcionar, imunes à passagem do tempo, continuando a levar água até ao centro da cidade.
A obra era tão importante para a cidade que nem mesmo durante o Cerco do Porto (1832-1833), em que todos estavam mobilizados para a estóica resistência às forças miguelistas que sitiaram a cidade, a construção dos túneis parou. Foi uma gigantesca obra de engenharia que transformou a rede de abastecimento de água do Porto na maior e mais farta da época. A água, agora considerada imprópria para consumo, ainda é utilizada para rega em algumas casas e quintas da cidade.
Em Arca D’Água, no início do percurso, três grandes fontes enchem ainda a galeria mandada construir por Filipe I. Os túneis estreitos e húmidos abrem caminho aos canais alisados pela água, cruzando as ruas e avenidas do Porto, poucos metros abaixo da superfície.
Ao longo de todo o percurso, várias fontes de água rompem o granito, deixando para trás um rasto de ferro que pinta de laranja os sulcos irregulares feitos pelas ferramentas dos operários. Os túneis podem agora ser percorridos, em visitas organizadas pelo SMAS-Porto.
Fonte: Expresso

segunda-feira, novembro 06, 2006

As verdades da mentira (2/9)

À primeira vista trata-se de pura cobardia. Mas é muito mais do que isso. Dir-se-ia um vírus que, há milhões de anos, contaminou a raça humana e se instalou definitivamente. Mentira, é o seu nome, uma designação cheia de anticorpos, quantas vezes encarada como a mãe de todos os males, mas que tem a função de ser uma estratégia de sobrevivência, individual e social, e, por isso, uma das mais enraizadas normas da sociedade. De tal forma, que até celebramos a 1 de Abril o Dia das Mentiras.

domingo, novembro 05, 2006

Conselhos para manter uma vida laboral saudável

Faça acordos claros
-O que esperam do seu desempenho?
-Qual será o prazo disponível para realizar as tarefas que lhe são atribuídas?
Defina prioridades e estabeleça um plano de actividades
-Que trabalho vai realizar e de quanto tempo necessita para o concluir?
-O que é mais importante e/ou prioritário?
Se à partida sabe que algo não vai resultar, não hesite em dizê-lo
-Mentalize-se de que está a dizer “não” ao pedido, e não à pessoa que o solicitou.
Certifique-se da importância do trabalho para a sua vida
-Quais são as suas exigências e necessidades?
Faça pausas regulares
-O facto de descansar de vez em quando reduz a probabilidade de stress.
Reserve uma altura do dia para se dedicar a uma actividade física
-Durante o almoço ou depois do expediente. Ajuda o organismo a relaxar.
Mantenha uma vida saudável
-Fazer uma alimentação saudável e equilibrada, dormir as horas suficientes e relaxar com a actividade física.
Tenha pensamentos positivos para evitar situações de stress desnecessárias
-Pense que “todas as pessoas também erram”.
Não esconda os sentimentos negativos
-Há sempre maneira de falar sobre o que não lhe agrada de uma forma simpática e sem ferir susceptibilidades.
Faças coisas emocionalmente gratificantes
-Cultive novas amizades. Os contactos sociais reduzem o stress.

sábado, novembro 04, 2006

sexta-feira, novembro 03, 2006

O blog feito pelos seus leitores 16

Veja um anúncio português, premiado internacionalmente mas que não passou na nossa televisão.
Enviado por e-mail: Fernando Azevedo

quinta-feira, novembro 02, 2006

O CARIL e o envelhecimento mental

O CARIL pode ajudar a prevenir o envelhecimento da mente. A introdução de caril na dieta alimentar correspondeu à melhoria das capacidades cognitivas dos cidadãos idosos asiáticos, que participaram num estudo da Universidade Nacional de Singapura. A curcumina, um componente do caril, contém propriedades antioxidantes e anti- inflamatórias, já conotadas com a redução do risco de desenvolvimento da doença de Alzheimer. Ficou também provado que os antioxidantes desta especiaria, como a vitamina E, protegem os neurónios do envelhecimento e da degeneração mental.

quarta-feira, novembro 01, 2006

Aquecimento global vai afundar economia

Segundo o economista Nicholas Stern, o aquecimento global da Terra poderá influenciar a economia mundial do mesmo modo que as duas guerras mundiais.
Cada país pode vir a gastar 20% do PIB para atenuar os efeitos no ambiente.
Fonte: Stern Review on the economics of climate change

Quem quiser ver o relatório completo

Globalização não é um jogo inocente!