domingo, abril 30, 2006

FC Porto

Numa altura em que se começava a questionar seriamente a capacidade de reacção do FC Porto sem José Mourinho, eis que Pinto da Costa num golpe de mestre ganha a sua aposta e conquista mais um título para a formação da Invicta.
Um título complicado que, a dada altura, chegou a parecer impossível, mas que o treinador holandês, Co Adriaanse, contra tudo e contra todos, muita teimosia à mistura, e com um sistema inovador no futebol português que o coloca na nossa história, teve o mérito de alcançar.
Em resumo: melhor ataque e melhor defesa.
&%& GRANDE DRAGÃO &%&

sábado, abril 29, 2006

Será Portugal governável?

É difícil aceitar as razões da indisfarçável euforia com que, em diversos sectores pensantes, foram recebidas as más notícias da frente económica, constantes de três relatórios quase coincidentes. Houve quem se precipitasse a proclamar desde já o falhanço absoluto das políticas de combate ao défice do actual Governo (como se o «monstro» pudesse ser domesticado num ano!)

O que os relatórios económicos divulgados a semana passada nos dizem não é que o Governo esteja mal ou bem. É que o país perdeu o juízo.

Mesmo após o Governo recorrer a medidas impopulares como é exemplo o aumento de impostos e nada de substancial se modificou, quer dizer que o mal é mais profundo e a terapia não poderá ser suave.
Esta constatação leva-nos a uma pergunta obrigatória: será possível governar Portugal e ultrapassar o nosso atraso sem mudar a mentalidade instalada entre os portugueses? Poderá este ou qualquer outro governo reduzir a despesa pública se, cada vez que se corta um milhão em qualquer lado, salta para os jornais, para as televisões ou para a rua uma corporação aos gritos, defendendo os seus sagrados direitos adquiridos?
Miguel Sousa Tavares

sexta-feira, abril 28, 2006

Uns tempos livres diferentes

Imaginem que há gente que prefere a esgrima ao futebol, que gosta mais de râguebi do que de natação, ou que gostaria de aprender – em vez dos habituais inglês, francês ou alemão – mandarim (que é a língua mais falada na China)?
Pois bem: estas são algumas das cerca de três dezenas de actividades que o Colégio Luso Internacional do Porto proporciona a todos os potenciais interessados.
in CLIP

quinta-feira, abril 27, 2006

O blog feito pelos seus leitores 7

Racismo
A seguinte cena aconteceu num vôo da British Airways entre Johannesburgo (África do Sul) e Londres.

Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe económica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo.
- Qual o problema, senhora? - perguntou a comissária.
- Não está vendo? - respondeu a senhora - vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira.
- Por favor, acalme-se - disse a aeromoça - infelizmente, todos os lugares estão ocupados.
Porém, vou ver se ainda temos algum disponível".
A comissária afasta-se e volta alguns minutos depois.
- Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre na classe económica. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe económica. Temos apenas um lugar na primeira classe.
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
- Veja, é incomum que a nossa companhia permita a um passageiro da classe económica sentar-se na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
- Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe..."
E todos os passageiros próximos, que, estupefatos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.
Patrícia Marques

quarta-feira, abril 26, 2006

Tecnologia de ponta nos pneus

A bridgestone anunciou o desenvolvimento de um novo pneu com 3 câmaras separadas (uma principal, ao centro, e uma em cada um dos lados do pneu), que funcionam como reservatórios de pressão. É um novo conceito que nos diz que a pressão em cada uma das câmaras-de-ar pode ser controlada isoladamente, e que, em caso de furo, pelo facto de o pneu se encontrar dividido em 3 secções, a pressão é reduzida a zero numa das câmaras, enquanto que as restantes câmaras permitem que o pneu possa continuar a rodar.

Será que isto é para extinguir o pneu suplente... :)

terça-feira, abril 25, 2006

Contra a cultura do sofá

Começou ontem a Semana sem Televisão, uma iniciativa internacional, que se prolonga até 30 de Abril, que incita o mundo a aprender a viver sem a caixinha mágica.
Eu apenas pergunto qual o canal de tv que irá sequer referir a existência desta iniciativa, e por outro lado se alguém vai mesmo aderir na íntegra. Quanto a mim, digo-vos que fiquei sensibilizado mas não garanto que vá cumprir ;)

segunda-feira, abril 24, 2006

Mathnasium

É um centro de aprendizagem de Matemática onde os estudantes do 2º ao 9º ano têm a oportunidade de treinar, com os nossos milhares de exercícios, a sua capacidade de raciocínio e desenvolver o “Sentido do Número”.
Tal como num ginásio se desenvolve o corpo, no Mathnasium desenvolve-se o raciocínio, onde todos os membros pagam uma mensalidade, podendo frequentar o Centro as vezes, e durante o tempo, que quiserem.
Através de um programa de treino personalizado, cada estudante tem a oportunidade de reforçar os seus conhecimentos em Matemática, bem como a sua confiança e auto-estima, tornando-se assim mais fácil obter resultados positivos.
Fonte: Mathnasium

A verdade é que a matemática, para a comunidade escolar, representa um problema que está por resolver, e o elevado insucesso na disciplina já empurrou Portugal para o fundo do ranking da OCDE, por isso, não é de estranhar que estes "Ginásios da Matemática" estejam a crescer como cogumelos por todo o país... talvez assim se resolva o problema...

domingo, abril 23, 2006

As Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal

A Lista das 25 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal em 2006 foi elaborada pelo Great Place to Work® Institute Portugal.
A Amgen foi considerada a "Melhor Empresa para Trabalhar em Portugal 2006", bem como a "Melhor Farmacêutica". À Microsoft, classificada em segundo lugar, este ano, coube-lhe receber pelas mãos do Ministro da Economia, o prémio como "A Melhor das Melhores (ao longo de 5 anos)". Classificada no terceiro lugar, a Mapfre foi a Melhor Seguradora. Um Prémio adicional foi atribuído à Real Seguros, sendo um incentivo por ter sido a "Melhor Portuguesa".
Adicionalmente, destacaram-se áreas-chave para se ser uma Melhor Empresa Para Trabalhar: "Equilíbrio entre a Vida Pessoal e Profissional" (Amgen), "Atribuição de Benefícios Especiais" (Microsoft), "Igualdade de Géneros" (Microsoft), "Ética na Gestão" (Microsoft), "Política de Porta Aberta" (Microsoft), "Capital Intelectual - Aposta em Formação" (Amgen), "Sem Preconceitos" (Amgen) e "O Ambiente de Trabalho Mais Divertido" (Microsoft).
Fonte:Greatplacetowork

Para ver a lista das 25 melhores clique aqui

sábado, abril 22, 2006

Dia Internacional da Terra

Os problemas ambientais têm de ser encarados de uma perspectiva mundial.
Solange Santos

sexta-feira, abril 21, 2006

Mais-valias

A ganância por mais-valias, propiciadora da acumulação de fortunas, sobrepõe-se à criação de mais riqueza distribuível.
António Almeida

quinta-feira, abril 20, 2006

O clube que mais facturou na época 04/05

Os grandes clubes de futebol nacionais não têm expressão quando comparados com a realidade dos clubes europeus. Com nove Taças e ligas dos campeões no papo, o maior clube Europeu (os "merengues") gera mais receita que os 18 clubes da nossa Superliga juntos.

Receitas 04/05:

FC Porto 38,8
SL Benfica 37
Sporting 34
e o Real Madrid 275,7

quarta-feira, abril 19, 2006

Anuncio censurado em Inglaterra


O anúncio de imprensa da Diesel que mostrava um homem nu (na imagem de calças), cujo corpo está envolto por seis pernas femininas, foi proibido em Inglaterra por alegadamente remeter para um comportamento sexual.

terça-feira, abril 18, 2006

O blog feito pelos seus leitores 6

Noruega versos Portugal

Na Noruega, o horário de trabalho começa cedo (às 8 horas) e acaba cedo (às 15.30). As mães e os pais noruegueses têm uma parte significativa dos seus dias para serem pais, para proporcionar aos filhos algo mais do que um serão de televisão ou videojogos. Têm um ano de licença de maternidade e nunca ouviram falar de despedimentos por gravidez.

A riqueza que produzem nos seus trabalhos garante-lhes o maior nível salarial da Europa. Que é também, desculpem-me os menos sensíveis ao argumento, o mais igualitário. Todos descontam um IRS limpo e transparente que não é depois desbaratado em rotundas e estatuária kitsh, nem em auto-estradas (só têm 200 quilómetros dessas «alavancas de progresso»), nem em Expos e Euros.

É tempo de os empresários portugueses constatarem que, na Noruega, a fuga ao fisco não é uma «vantagem competitiva». Ali, o cruzamento de dados «devassa» as contas bancárias, as apólices de seguros, as propriedades móveis e imóveis e as «ofertas» de património a familiares que, em Portugal, país de gentes inventivas, garantem anonimato aos crimes e «confundem» os poucos olhos que se dedicam ao combate à fraude económica.
Mais do que os costumeiros «bons negócios», deviam os empresários portugueses pôr os olhos naquilo que a Noruega tem para nos ensinar. E, já agora, os políticos.

Numa crónica inspirada, o correspondente da TSF naquele país, afiança que os ministros não se medem pelas gravatas, nem pela alta cilindrada das suas frotas. Pelo contrário, andam de metro, e não se ofendem quando os tratam por tu. Aqui, cada ministério faz uso de dezenas de carros topo de gama, com vidros fumados para não dar lastro às ideias de transparência dos cidadãos. Os ministros portugueses fazem-se preceder de batedores motorizados, poluem o ambiente, dão maus exemplos e gastam a rodos o dinheiro que escasseia para assuntos verdadeiramente importantes.

Mais: os noruegueses sabem que não se «projecta o nome do país» com despesismos faraónicos, basta ser-se sensato e fazer da gestão das contas públicas um exercício de ética e responsabilidade. Arafat e Rabin assinaram um tratado de paz em Oslo. E, que se saiba, não foi preciso desbaratarem milhões de contos para que o nome da capital norueguesa corresse mundo por uma boa causa.

Até os clubes de futebol noruegueses, que pedem meças aos seus congéneres lusos em competições internacionais, nunca precisaram de pagar aos seus jogadores 400 salários mínimos por mês para que estes joguem à bola.

Nas gélidas terras dos vikings conheci empresários portugueses que ali montaram negócios florescentes. Um deles, isolado numa ilha acima do círculo polar Árctico, deixava elogios rasgados à «social-democracia nórdica». Ao tempo para viver e à segurança social.

"Ali, naquele país, também há patos-bravos. Mas para os vermos precisamos de apontar binóculos para o céu. Não andam de jipe e óculos escuros. Não clamam por messias nem por prebendas. Não se queixam do «excessivo peso do Estado», para depois exigirem isenções e subsídios."

É tempo de aprendermos que os bárbaros somos nós. Seria meio caminho andado para nos civilizarmos.

Autor: Alexandre Correia

segunda-feira, abril 17, 2006

O Desenvolvimento da Inovação na Europa

A Europa continua na tentativa de alcançar o desempenho de países, como o Japão, Estados Unidos e China, líderes mundiais na performance de I&D. Como tal, tem-se destacado pela sua investigação e inovação, sendo líder do progresso em muitos domínios da ciência e tecnologia.
Apesar disso, nem sempre os esforços dos centros de excelência espalhados por todo o continente são cumulativos, devido à ausência de uma ligação em rede e de cooperação adequada. Neste sentido, foi criado o Espaço Europeu da Investigação (EEI), com o objectivo de reunir todos os apoios comunitários para uma melhor coordenação das actividades, não só de investigação, como da convergência das políticas de investigação e inovação, a nível nacional e da UE. Este Espaço Europeu de Investigação abre todas as fronteiras internas, permitindo aos cientistas reunir todo o seu potencial na procura da Excelência.
Fonte: Mundus

Para mais informações veja aqui a primeira revista mensal on-line de Ciência, Tecnologia e Inovação.

domingo, abril 16, 2006

Cozinhe a Sol

Hoje em dia, em Portugal, pode comprar-se um fogão a energia solar por cerca de 150 euros e, como é um produto alimentado a energia solar, pode deduzir 30% dessa quantia no IRS no ano em que é efectuada a compra. O modelo português de fogão solar é uma caixa do tamanho de uma mala normal, que incorpora um sofisticado sistema óptico feito com lentes curvas e placas de alumínio, e que é capaz de cozer, grelhar e assar alimentos. Em termos práticos, em climas com sol, esse fogão pode ser utilizado durante cerca de 2/3 do ano (e quase sempre no Verão).

sábado, abril 15, 2006

Poliedros complicados mas muito bonitos

Origami artists have taken the field to new heights over the last few years.
See some of the best of recent modern origami art here., along with links to more information about each artist.

sexta-feira, abril 14, 2006

Vergonha no Parlamento

Vergonha é a palavra que ocorre para classificar o que se passou no Parlamento. A mesma gente que propõe rigor e exigência para o país (seja a que está agora no Governo, seja a que esteve há pouco), os mesmos que proclamam virtudes e moral e derramam máximas tremendas, gostam mais de o fazer numa espreguiçadeira no Brasil ou em Cabo Verde, ou numa rede entre dois pinheiros no Douro ou nas Beiras, do que nos cadeirões de São Bento para que foram eleitos e devido aos quais são pagos.
A produtividade, a inovação, a flexibilidade laboral, a competitividade e outros inúmeros chavões são, para gente assim, matéria de discurso. Mas da prática, eximem-se eles a sete pés mal se aproxima o fim-de-semana da Páscoa.
Que o exemplo deve vir de cima, toda a gente sabe. Talvez por isso se possa deixar um desafio aos líderes partidários, para que façam publicar a lista dos seus deputados faltosos e digam de forma transparente, onde estava cada um no momento da votação...
Não se trata de fazer uma denúncia, mas de mostrar o respeito devido aos eleitores, porque se os próprios deputados faltosos não se respeitam nem respeitam aquela que é a casa da democracia portuguesa, haja quem o faça em relação aos cidadãos que os elegeram e ao país que lhes paga.

quinta-feira, abril 13, 2006

O burro do espanhol

Existia um espanhol que tinha um burro e uma carroça. Esta dupla combinação era o seu ganha-pão, uma vez que a sua actividade era a de transportar lenhas, madeiras, materiais de construção e outros produtos.
Um dia, pôs-se a pensar que o fardo de palha que o burro comia diariamente talvez fosse demasiado, pelo que resolveu na semana seguinte diminuir a ração para meio fardo diário.
Como o jumento se mantinha firme no seu posto de trabalho, decidiu na semana subsequente diminuir para um quarto de fardo por dia. Para espanto seu, estava a economizar na compra de palha e o animal continuava a trabalhar, ao mesmo ritmo e sem dar sinais de alguma vez poder arrear a carga. Como tal, decidiu não dar qualquer ração ao animal... foi um pequeno passo!
Na semana seguinte, o podre animal ficou sem comer e a trabalhar. Ao final de três/quatro dias o burro morreu!

Moral da história
O que se tem assistido há uma meia dúzia de anos, por parte da maioria das empresas, é a retirada de “palha ao burro”, ou seja, a redução de custos ao longo de toda a estrutura produtiva, na ilusão de combater o desperdício, tornando-as mais competitivas.
É pois importante que a visão estratégica de negócio e de desenvolvimento sustentado, passe pela racionalização, e pelos recursos humanos qualificados, no sentido de elevar os níveis de produtividade, mantendo remunerações ajustadas à função e à actividade.
Portanto, com clientes cada vez mais esclarecidos e exigentes, é tempo de reflectir, de inverter (mais que tendências) situações concretas, porque a prazo poderemos estar perante um situação idêntica ao “burro do espanhol”.

quarta-feira, abril 12, 2006

A culpa é do euro

A actual crise económica portuguesa teve o seu início com a adopção do euro e arrasta-se penosamente porque faltam os incentivos certos para a sua resolução. Portugal apresenta uma notável capacidade de resposta quando tem de fazer face a desafios externos mobilizadores, mas também decai facilmente na mediocridade quando usufrui de uma situação de conforto.
Guilherme Brito

terça-feira, abril 11, 2006

Pirataria on-line

A partilha ilegal de ficheiros de música na internet é um crime público, ou seja, pode ser denunciado por qualquer cidadão.
Ora, a lei portuguesa dita que os infractores podem ser obrigados a pagar multas até 5 mil euros ou cumprir penas de prisão até 3 anos.
Perante tal cenário e embora os utentes de programas de download (P2P) sejam desconhecidos e estejam protegidos por um aparente anonimato, é relativamente fácil efectuar a sua identificação. Sendo, os indivíduos que possuem mais de dez mil ficheiros para partilha na internet, os primeiros alvos a abater.

segunda-feira, abril 10, 2006

Pegada Ecológica

Alguma vez pensou na quantidade de Natureza necessária para manter o seu estilo de vida? Já imaginou avaliar o impacto no Planeta das suas opções no dia-a-dia, daquilo que consome e dos resíduos que gera? Com este questionário ficará a conhecer esse impacto.
Este Teste calcula a sua Pegada Ecológica fazendo uma estimativa da quantidade de recursos necessária para produzir os bens e serviços que consome e absorver os resíduos que produz.
Para fazer o teste clique aqui

domingo, abril 09, 2006

Como pode a Europa defender-se da competição global?

O que vai decidir a competição global é a capacidade de cada país para atrair e reter investimentos de alto valor acrescentado. Neste contexto, a primeira linha de defesa da Europa é a própria democracia.
A democracia avançada é um factor de atracção desse investimento de valor acrescentado, porque assenta no Estado de Direito e a questão nuclear para um investidor desta natureza é saber se pode contar com o sistema legal para fazer valer os seus direitos, em particular os direitos ligados à inovação.
Depois, porque a democracia promove uma sociedade civil forte e um sistema mediático livre, que contrabalançam e vigiam os exageros e os acasos do poder político, asseguram uma estabilidade de fundo e protegem a sanidade da própria concorrência económica.
Finalmente, porque a democracia avançada combate melhor a burocracia e a corrupção do que qualquer outro sistema e esses são dois factores que desencorajam o investimento de valor acrescentado.
Outro ponto crucial é o mercado de trabalho, uma vez que, um investidor desta natureza preocupa-se mais com a qualificação e qualidade dos recursos humanos do que com os níveis salariais usados, assim como, a flexibilidade na transferência ou despedimento de empregados, sendo decisivo a qualidade do sistema de ensino, em particular nas áreas técnicas e de gestão, e o domínio generalizado do inglês.
Por fim, as empresas, na Europa, querem-se muito dinâmicas devido à competição global e portanto a cultura de mérito é um factor de atenção e de preferência, aumentando cada vez mais o peso da “performance” como componente dos salários.

sábado, abril 08, 2006

Convívio influencia alimentação

Estudo do Centro de Pesquisa de Nutrição da Universidade de Newcastle, Upon Tyne, no Reino Unido, concluiu que as mulheres comem alimentos menos saudáveis quando convivem permanentemente com um homem. Estes, por outro lado, reduzem o consumo de açúcar e gordura, e chegam a aumentar a ingestão de vegetais quando têm uma companheira.
A investigação, também publicada na revista médica britânica Complete Nutrition, revela ainda que a comida é um escape emocional para muitas mulheres. Por norma, concluem os especialistas, são elas quem ganha mais peso quando uma relação amorosa termina. O mesmo não sucede com os homens.
Fonte: Complete Nutrition

sexta-feira, abril 07, 2006

Dia Mundial da Saúde

É fundamental controlar os riscos ambientais e tecnológicos que afectam a saúde.
Solange Santos

quinta-feira, abril 06, 2006

UPMedia

A Universidade do Porto está a desenvolver o projecto UPMedia, um canal interno de televisão, que visa solucionar lacunas comunicacionais e interligar as várias unidades orgânicas da UP, iniciando emissões regulares, em Setembro próximo.
Fonte: JornalismoPortoNet

quarta-feira, abril 05, 2006

Cartão do Cidadão

Os Portugueses vão ter a partir de 2007 um cartão que substitui cinco dos documentos mais importantes de identificação perante o Estado (BI; Contribuinte; utente do Serviço Nacional de Saúde; Segurança Social; Eleitor). José Sócrates cumpre assim uma promessa eleitoral, onde o cidadão passará a ter o trabalho facilitado (por exemplo, a alteração da morada bastará fazê-la uma vez, e poderá ser feita on-line).
Contudo, há que salvaguardar alguns dados, daí que o cruzamento dos mesmos seja proibido e a Comissão Nacional de Protecção de Dados Informatizados garante a legalidade do novo sistema, afirmando que cada serviço continuará a ter a sua base de dados informática, estando impedido de aceder às bases dos outros serviços.
Mais informações no site: www.cartaodocidadao.pt

terça-feira, abril 04, 2006

O melhor centro comercial do mundo

Dantes éramos bons no hóquei em patins. Agora somos bons nos centros comerciais e em questões de concorrência.
Os imóveis «The Lake Apartments» e «Dolce Vita Coimbra», projectos da Amorim Imobiliária, ganharam o primeiro lugar nas categorias de «Habitação» e «Centros Comerciais», respectivamente. A classificação é feita no âmbito dos MIPIM Awards, uma organização mundial reconhecida pelos agentes do sector imobiliário.
A atribuição destes prémios inclui 15 categorias. Portugal conseguiu distinção apenas naquelas duas áreas. O projecto nacional «The Lake Apartments» venceu, de acordo com a empresa Weber Shandwick, «a concorrência da Grécia e do Líbano», enquanto que o Dolce Vita Coimbra terá superado o projecto italiano e o alemão.
A excelência da arquitectura, a qualidade do projecto, a originalidade, a integração no espaço, as infra-estruturas, os acessos e os serviços foram factores tidos em conta para a atribuição dos prémios.
Fonte: PortugalDiário

segunda-feira, abril 03, 2006

A Reciclagem na casa do Futuro

A AveiroDomus é uma Associação sem fins lucrativos, constituída por um conjunto de empresas com diferentes valências no meta - sector do habitat e pela Universidade de Aveiro. Tem como objectivo estatuário a promoção e divulgação da inovação conceptual, científica e tecnológica, relacionada com o desenvolvimento de novos produtos e processos no domínio da habitação.
A AveiroDomus encontra-se a desenvolver o InovaDomus – Projecto Casa do Futuro, financiado pelo IAPMEI, cujo objectivo é a Projecção de uma Habitação Futurista. Este Projecto visa criar as condições para que as empresas e a Universidade desenvolvam, em parceria, produtos e soluções inovadoras e futuristas que conduzam à preparação do “Caderno de Encargos” para a construção da primeira versão da Casa do Futuro. Futuramente, este caderno de encargos servirá para concretizar a Construção da Casa do Futuro.
Fonte: Aveirodomus

domingo, abril 02, 2006

Floresta Nacional vale bastante dinheiro

Sabiam que a floresta portuguesa rende 1,2 mil milhões de euros por ano, segundo afirma o Ministério da Agricultura. Por isso, não me admira que exista sempre um energúmeno dum incendiário.

sábado, abril 01, 2006

Make Poverty History

The gap between the world's rich and poor has never been wider. Malnutrition, AIDS, conflict and illiteracy are a daily reality for millions.
But it isn't chance or bad luck that keeps people trapped in bitter, unrelenting poverty. It's man-made factors like a glaringly unjust global trade system, a debt burden so great that it suffocates any chance of recovery and insufficient and ineffective aid.
The white band has become the symbol of the global fight to end poverty.
In 2005 8 million people wore the white band.
On the three white band days people made human white bands, projected them onto buildings or wrapped everywhere from St Paul's Cathedral to the European Parliament.

This blog will show, for now on, support for the end of extreme poverty and will wear the white band in 2006, since this day.

Dia das "Mentiras"

No contra-ataque à OPA da Sonae, a administração da PT prometeu mundos e fundos aos accionistas - 3 mil milhões em dividendos até 2008. Agora vem dizer que não se compromete a cumprir a promessa. (Uma revelação destas, sempre tem mais graça neste dia.)