sexta-feira, outubro 15, 2004

A competitividade e economia portuguesa

Boa noticia, foi saber que Portugal é o 24.º país mais competitivo a nível mundial e que a Economia nacional melhorou a sua posição relativamente ao ano transato, no relatório da OCDE.
Finlândia lidera num conjunto de 104 países entre os quais Portugal fazendo-se notar a subida, em 2004, um lugar no ranking da produtividade elaborado pelo Fórum Económico Mundial, para a posição 24, segundo o relatório divulgado dia 13 deste mês pela organização.

«A ineficiência burocrática, as restrições à regulação do mercado de trabalho e a existência de força de trabalho "inadequadamente educada" são os três principais problemas apontados pelo Fórum Económico Mundial como limitadores da realização de negócios em Portugal.
Os impostos, o acesso ao financiamento e as regras fiscais surgem como outros dos factores limitadores da competitividade portuguesa. A justificar o 24º lugar no ranking global está a boa classificação que Portugal tem ao nível do ambiente macroeconómico (34º), das instituições públicas (23º), da tecnologia (23º) e da competitividade empresarial (32º).
O estudo da organização internacional mostra ainda que Portugal é o 18º país, da lista dos 104, com maior independência judicial; o 35º país que melhor tem definidos os direitos de propriedade e a 8ª economia mais pessimista (com expectativas de recessão). No indicador de detentores de computadores pessoais, Portugal aparece em 39.º lugar e é a 63.ª economia que mais dinheiro gasta em investigação e desenvolvimento, com as empresas a registarem um baixo nível de "absorção tecnológica".
No relatório sobre a Competitividade Global 2004-2005, elaborado anualmente pelo Fórum Económico Mundial há 25 anos e que se baseia em inquéritos a mais de 8700 empresários de 104 economias diferentes, Portugal está este ano atrás da Espanha (23º lugar) e à frente da França (27º lugar). Em 2003, Portugal ocupava a 25ª posição.
O país mais competitivo voltou a ser a Finlândia, pela terceira vez nos últimos quatro anos, seguida pelos Estados Unidos, pela Suécia e pela Tailândia. No fim da lista vem o Chade, Angola e Bangladesh» in JN

Sem comentários: