quinta-feira, maio 11, 2006

O chocolate - amigo do coração

Apresentado aos europeus pelos astecas, no século XVI, o chocolate não tardaria a ganhar o epíteto de tentação dos deuses e alguns mitos em seu redor.
A verdade é que o consumo de chocolate pode ser benéfico para a saúde – o que já é um motivo de sobra para celebração entre os seu apreciadores – porém não há bela sem senão. Mas falemos primeiro das boas notícias:
  • O chocolate contém flavonóides, antioxidantes de origem vegetal com propriedades benéficas para a saúde, que podem minimizar os efeitos do LDL, o chamado colesterol mau, bem como retardar o desenvolvimento de células cancerígenas. Alguns estudos apontam igualmente para a possibilidade de estes flavonóides contribuírem para baixar a pressão arterial.
  • À falta de xarope, o chocolate preto pode ajudar a acalmar ataques de tosse, o que se deve à teobromina, um dos seus componentes.
  • Por fim, um quadradinho de chocolate pode fazer milagres. Um feito atribuído à feniletilamina, visto ser uma substância estimulante e antidepressiva que actua através da libertação de endorfinas no cérebro que melhoram o humor.

A má notícia é que, consumido sem moderação e sem qualquer actividade de exercício físico, o aporte calórico do chocolate pode traduzir-se no aumento de peso e/ou obesidade e respectivas repercussões para a saúde.

Curiosidade: Os grãos de cacau foram usados como moeda de troca na mesoamérica pré-colombiana.
Conselho: Prefira o chocolate preto ou o de leite simples.

Sem comentários: