segunda-feira, julho 24, 2006

Revolução Silenciosa

Durante anos, a imagem pública dos aerogeradores eólicos foi associada a gigantescos moinhos de vento brancos plantados nas paisagens rurais, sobretudo no topo dos montes, para gerar energia. Mas isso está já a mudar. Uma empresa britânica está já a instalar em algumas cidades do país uma nova geração de turbinas capazes de produzir energia eólica em ambiente urbano.
Baptizadas de “Quiet Revolution”, as revolucionárias turbinas têm cerca de cinco metros de comprimento e três de diâmetro, possuem três hélices verticais em forma de «S», adaptando-se melhor ao ambiente urbano e prometem ser mais silenciosas e livres de vibrações.
Verdadeiramente inovador é o facto de existir uma versão da turbina cuja função não se limita à produção de energia, sendo também um meio de comunicação. A proeza é possível graças a LEDs embutidos no interior de cada uma das 3 hélices, que se acendem em sequência quando estas giram, pintando no ar uma espécie de ecrã animado. Este efeito visual é perceptível como elemento puramente decorativo ou mesmo para transmitir imagens comercias, tanto de noite como de dia.
Fonte: XCO2

Sem comentários: