segunda-feira, agosto 14, 2006

Os malefícios de não ler

Não ler não dá apenas origem a lacunas. Não ler é um caminho de desabilitação. Porque o desconhecimento de palavras, ou frases, ou grandes questões da actualidade e da vida, ou métodos e caminhos de raciocínio deixa as pessoas pobres e sem instrumentos: não compreendem o que ouvem e não sabem dizer o que pensam ou querem porque lhes faltam as ferramentas básicas. Ou seja, falando depressa e brutalmente, as pessoas que não lêem infligem a si próprias as desvantagens da estupidez e a garantia de uma vida mais limitada sem estar condenadas a isso.

3 comentários:

Xico Rocha disse...

Meu caro amigo, realmente o não ler é uma tristeza, sobre tudo se o fato é com a juventude. Aqui no Brasil também temos este problema, mas graças a Deus temos visto várias campanhas incentivando todo mundo a ler.
Abraços do amigo
Rocha

Anónimo disse...

" O amor só descansa quando está perto de morrer. Um amor vivo é um amor em conflito " AS VALQUIRIAS -
" As palavras , tal como a água, são condutoras maravavilhosas de energia. A que maior poder transformador tem é a amorosa. " TÃO VELOZ COMO O DESEJO - Estas são frases retiradas durante a minha leitura, poderiam ser tantas outras...A leitura e o chocolate NÃO ABDICO. Obrigado Rui

Rui Marques disse...

Cara Ana Cristina,
Gostei muito das frases que retiraste na tua leitura. E confesso que eu também não abdico da leitura nem do chocolate, somos uns gulosos, a verdade é essa!
E quem agradece, sou eu, pelo comentário. Volta sempre.