sexta-feira, agosto 11, 2006

Parabéns Francis Obikwelu

A Europa rendeu-se a Francis Obikwelu. O atleta luso-nigeriano conquistou nos Campeonatos de Gotemburgo duas medalhas de ouro nas distâncias em que se inscreveu: os 100 e os 200 metros. Assim, o velocista escreveu o seu nome nas páginas da história da modalidade ao conseguir, 28 anos depois, a mesma proeza do italiano Pietro Mennea, em 1978, o ano em que Obikwelu nasceu.
Francis Obikwelu partiu para a Suécia com o estatuto de favorito à conquista da medalha de ouro nas duas distâncias e acabou por fazer jus ao estatuto, fazendo por duas vezes a bandeira de Portugal subir ao mais alto lugar do pódio, ao som do Hino português.
A medalha de ouro nos 200 metros foi conseguida com um novo recorde de Portugal a 20,01, sendo que nos 100 metros, na final disputada terça-feira, o velocista «revalidou» o título europeu – que lhe foi atribuído depois do controlo antidoping de Dwain Chambers ter sido positivo – vencendo a final em 9,99 segundos, um novo recorde da competição. Resultados que fazem de Francis Obikwelu a principal figura destes Europeus e que já lhe valeram o reconhecimento do Governo e do próprio Presidente da República.
Fontes: 1 2 3

Sem comentários: