terça-feira, fevereiro 22, 2005

Nunca te esqueças do pote de vidro

Quando a tua vida parece um caos e as 24 horas por dia parecem não chegar, lembra-te do pote de vidro e do café!
Na sala de aula o professor de filosofia estava de pé com alguns objectos em cima da secretária.Quando a aula começou ele, calado, pegou num frasco grande de vidro vazio e começou a enche-lo com bolas de golfe.Quando não cabiam mais ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio.
Todos responderam que sim
O professor então pegou num saco de feijões secos e ao chocalhar o frasco estes iam entrando para os buracos vazios entre as bolas de golfe. Quando não cabiam mais ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio.
Todos responderam que sim
Neste ponto o professor despejou um saco de areia para dentro do frasco. Como é óbvio a areia ocupou todo o espaço restante do frasco.Quando não cabiam mais ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio.
Todos responderam que sim
Foi então que o professor agarrou em dois copos de café e os entornou lá para dentro. Agora sim não havia mais espaço!!Os alunos desataram a rir!!!
"Agora," disse o professor enquanto as gargalhadas ainda se ouviam, " Eu quero que vocês reconheçam que este frasco representa a organização da vossa vida". - "As bolas de Golf são as coisas mais importantes - Deus; a família; os filhos; a saúde; os amigos e tudo o que vos éMais querido de modo a que se tudo na vida desaparecesse e só ficassem elas, a vossa vida continuava cheia!"- "Os feijões são as outras coisas importantes da vida: o trabalho; a casa; o carro;"- "A areia é tudo o resto das coisinhas pequeninas."Se encherem primeiro o frasco com a areia . já não há espaço para o feijão nem as bolas de golfe.
O mesmo se passa com a vida. Se gastarem todo o tempo e a vossa energia com as pequenas coisas nunca vão ter espaço para as coisas que são verdadeiramente importantes para vocês. Prestem atenção ás coisas que são essenciais à vossa felicidade. Brinquem com as crianças. Tirem tempo para ir ao médico talvez fazer um check-up. Saiam para um jantar romântico. Vai haver sempre tempo para arrumar a casa, para despachar um trabalho que só falta um bocadinho. Tomem conta das vossas bolas de golfe primeiro e das coisas que têm mesmo importância. Tenham prioridades. Para o resto vai sempre haver espaço. Não encham o vosso frasco com a areia primeiro pois as bolas de golfe não vão caber no fim.
Um perguntou:
- E o café o que é ? - Ainda bem que perguntas, eu ia agora mesmo vos dizer.
É que mesmo que sintam que a vossa vida está cheia, há sempre espaço para beber um café com um amigo!!

Sem comentários: