quarta-feira, fevereiro 23, 2005

Revista Portuguesa de Gestão de Desporto

O lançamento da terceira revista, mais precisamente, de Janeiro 2005 Ano 2, N.º 3 enfrentou algumas adversidades que o professor José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes apresenta de uma forma sincera e clara mas também com um espirito de missão e luta:

"Quando iniciamos este projecto de criação de uma revista cientifica na área da Gestão de Desporto, esperávamos obviamente algumas dificuldades mas hoje percebemos que tínhamos subestimado a tarefa a que nos propusemos. Pensávamos que a comunidade de gestores, investigadores e estudantes de Gestão de Desporto nos diversos países de língua oficial portuguesa ansiava por um espaço de publicação que demonstrasse o actual estado de sistematização do conhecimento nesta área e que fosse um veículo preferencial da comunicação entre todos os estudiosos nesta área. Infelizmente, a procura dos dois primeiros números da RPGD demonstrou que apesar de muitos ansiarem por esta oportunidade não se conseguiu ainda que este projecto seja viável do ponto de vista económico. Não conseguimos vender o número suficiente de revistas para garantir o desejado equilíbrio financeiro desta iniciativa e muito menos contribuir, com este projecto, para a viabilidade da gestão da APOGESD.

Poderíamos, face aos resultados obtidos, desistir, mas não o vamos fazer. Tentaremos ainda durante algum tempo lutar para tentar, por um lado, encontrar os motivos e interesses que poderão suscitar outro tipo de procura por parte dos sócios e dos gestores e, por outro, tentar desenvolver uma estratégia de comunicação e divulgação mais agressiva, que permita uma visibilidade mais efectiva.

Os tempos são de grande turbulência a nível nacional e internacional. Os próximos meses deverão conduzir a uma grande mudança nas estruturas politicas do país, com os incontornáveis bloqueios de alguns dos projectos em curso. No sector do Desporto continua por ter lugar a grande reforma pela qual todos anseiam. Isto apesar de o Estado, através do IDP, ter desenvolvido nos últimos anos um esforço interessante.

Esperamos que os resultados do próximo acto eleitoral permitam a constituição de uma equipa governamental que atribua ao Desporto e aos Gestores do Desporto o papel que estes devem desempenhar, na construção de uma sociedade mais justa e na qual o cidadão seja o centro de todas as politicas."


DESTAQUE
Excelência, um compromisso emocional - Jorge Araújo


ARTIGOS
A tomada de decisão estratégica e a estrutura organizacional nas associações desportivas de modalidade - Jorge Soares, Abel Correia
O estatuto das atletas de alta competição: do consagrado às inovações - Maria José Carvalho
União Europeia e olimpismo: dois projectos sinérgicos - Alexandre Mestre


DOSSIER: NEGÓCIOS E IDEIAS
Temperatura da água da piscina: que valor?
- Vitorino Matos Beleza, Rosário Maria Silva Santos Costa
Caracterização do conforto ambiental em centros de condição física
- Carla CS Barreira, António PO Carvalho


Informações e pedidos: geral@apogesd.org

Sem comentários: