sexta-feira, março 03, 2006

Ensino de Luxo

Os Master in Business Administration (MBA) não são mestrados convencionais: são programas com um cariz muito prático e que podem ser decisivos na carreira.

Os MBA’s em Portugal
Em 1980, a Universidade Nova de Lisboa revolucionou o ensino de Gestão em Portugal, ao criar o primeiro curso MBA do país. O apoio da prestigiada Warthon School (dos Estados Unidos) foi decisivo. Hoje, empregadores e candidatos valorizam este mestrado em detrimento de outros tirados no estrangeiro...

Escolhas difíceis
Entre cursos universitários e politécnicos de Gestão, existem perto de uma centena em Portugal, muitos deles sob a designação de MBA. No entanto, é importante ter consciência de que nem todos os mestrados de Gestão são considerados internacionalmente MBA. Apesar de esta ser uma discussão ainda a decorrer, os pioneiros deste tipo de mestrado estabeleceram um padrão para este curso, como a exigência dos exames de TOEFL – que provam a capacidade do candidato na língua inglesa – e do GMAT – que avalia os conhecimentos da matemática e de gramática de língua inglesa. Daí que, com reconhecimento estrangeiro, só existam duas universidades em Portugal: a Nova e a Católica.
Qualquer MBA é dispendioso e exige total dedicação durante cerca de dois anos, por isso, deverá ser bem ponderado. Na sua escolha, tenha sempre em conta a estrutura curricular e a diversidade de candidatos, pois um MBA deve ser também uma troca de experiências.

Sem comentários: