sábado, abril 29, 2006

Será Portugal governável?

É difícil aceitar as razões da indisfarçável euforia com que, em diversos sectores pensantes, foram recebidas as más notícias da frente económica, constantes de três relatórios quase coincidentes. Houve quem se precipitasse a proclamar desde já o falhanço absoluto das políticas de combate ao défice do actual Governo (como se o «monstro» pudesse ser domesticado num ano!)

O que os relatórios económicos divulgados a semana passada nos dizem não é que o Governo esteja mal ou bem. É que o país perdeu o juízo.

Mesmo após o Governo recorrer a medidas impopulares como é exemplo o aumento de impostos e nada de substancial se modificou, quer dizer que o mal é mais profundo e a terapia não poderá ser suave.
Esta constatação leva-nos a uma pergunta obrigatória: será possível governar Portugal e ultrapassar o nosso atraso sem mudar a mentalidade instalada entre os portugueses? Poderá este ou qualquer outro governo reduzir a despesa pública se, cada vez que se corta um milhão em qualquer lado, salta para os jornais, para as televisões ou para a rua uma corporação aos gritos, defendendo os seus sagrados direitos adquiridos?
Miguel Sousa Tavares

Sem comentários: