quinta-feira, novembro 30, 2006

O avião silencioso

A Silent Aircraft Initiative está a desenvolver uma aeronave silenciosa, com baixo consumo de combustível e amiga do ambiente. O resultado de um investimento de 3,5 milhões de euros e de três anos de colaboração entre investigadores da Universidade de Cambridge e do Instituto de Massachusetts (MIT), nos EUA, foi apresentado este mês em Londres. Chama-se SAX-40 e teve como objectivo inicial reduzir o ruído do avião de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem junto de aeroportos e aumentar a sua eficiência.
O segredo parece estar no design inovador, que se assemelha a um morcego. As asas da aeronave foram desenhadas para serem mais silenciosas e eficientes no consumo: a fuselagem e as asas estão juntas para uma melhor aerodinâmica e produzir menos turbulência, e logo menos ruído. O formato das asas vai permitir também uma velocidade de aproximação à pista mais reduzida, o que significa menos barulho durante a aterragem.

O SAX-40 com um consumo de combustível mais eficiente em cerca de 25 por cento do que os aviões actuais, terá capacidade para 215 passageiros numa distância de mais de nove mil quilómetros, a uma velocidade máxima de 965 km/h.

2 comentários:

as minhas palavras disse...

bem me parecias que tinhas fugido!!
eheh
a tua ausencia dá comigo em doida!!
aparece!
beijos pipoka

Anónimo disse...

BOM NATAL :D