sexta-feira, setembro 03, 2004

G14

O Estádio do Dragão acolheu ontem uma reunião do G14 destinada à eleição da comissão executiva para o próximo biénio, ao abrigo da rotatividade dos seus elementos, que passa a ser constituída pela Juventus (Itália), Arsenal (Inglaterra), FC Porto (Portugal), Barcelona (Espanha) e Borussia Dortmund (Alemanha).
O G-14 mantém a denominação inicial referente ao número de clubes fundadores, entre os quais o FC Porto, mas presentemente integra 18 dos principais emblemas europeus e apresenta como missão o diálogo junto da FIFA e UEFA.
Uma das decisões aprovadas na assembleia realizada no Dragão foi a dos clubes presentes endereçarem uma carta à FIFA no sentido de pedir o esclarecimento do regime aplicado à CONMEBOL no tocante à cedência de jogadores às selecções.
Em causa está o regime de excepção acordado pela FIFA com as associações sul-americanas de que os clubes não são obrigados a dispensar os jogadores para jogos particulares que decorram fora da Europa.
A formula da cedência de jogadores às selecções tem sido uma das principais "batalhas" travadas pelo G-14, que defende que os clubes devem ser ressarcidos das despesas de seguro e ordenados referentes ao período de ausência.
Um dos casos relatados no decorrer da assembleia geral foi o do argentino Ayala, do Valência, da Espanha, que na última época esteve 80 dias ao serviço da selecção e quando regressou ficou impedido, por lesão, por mais dois meses.
Integram o G-14 os seguintes clubes: AC Milan, Inter de Milão e Juventus (Itália), Ajax e PSV (Holanda), Barcelona, Real Madrid e Valência (Espanha), Bayern Munique, Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen (Alemanha), FC Porto (Portugal), Liverpool, Manchester United e Arsenal (Inglaterra); e Olympique de Marselha, Olympique Lyonnais e PSG (França). Fonte Lusa

Sem comentários: