segunda-feira, setembro 13, 2004

Organizações Desportivas preparam-se para enfrentar os novos desafios

Os novos desafios com que se deparam as organizações desportivas constituíram o tema-chave do Curso de Dirigentes Desportivos, que a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e a Associação de Voleibol de Viana do Castelo, em colaboração com a Associação de Voleibol do Porto e a Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD), organizaram, no dia 11, no Anfiteatro da FPV.

As próximas etapas deste Curso de Dirigentes estão agendadas para os dias 18 de Setembro e 2 de Outubro.

O Dr. Fernando Parente, que possui um Mestrado Europeu em Gestão de Organizações Desportivas pela Universidade Claude Bernard e é Chefe de Divisão do Desporto e Cultura da Universidade do Minho, e o Dr. João Pimentel, Docente do Instituto Jean Piaget e Doutorado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, foram os prelectores do primeiro dia do Curso, tendo transmitido os seus conhecimentos a uma plateia composta por dezenas de dirigentes de associações regionais e dirigestes de clubes.

O tema «Planeamento Estratégico em Organizações Desportivas» foi abordado com um estilo informal por Fernando Parente, que entrou por diversas vezes em diálogo com a plateia, tendo ouvido as dificuldades de gestão com que se debatem as associações regionais e os clubes e transmitido a sua experiência profissional e pessoal.
João Pimentel dissertou sobre o «Financiamento das Actividades Desportivas», trocando ideias com os «espectadores» e informando-os de factores de extrema importância, como o equilíbrio financeiro, uma definição clara dos objectivos e das principais fontes de financiamento.

Neste Curso, a Federação Portuguesa de Voleibol esteve representada pelo Director, o Sr. Nelson Neves, a Associação Portuguesa de Gestão de Desporto pelo Presidente, o Prof. Dr. Pedro Sarmento e a Associação de Voleibol de Viana do Castelo pelo Director Técnico Regional, o Dr. Rui Marques.
A realização deste projecto de Formação para Dirigentes Desportivos, enquadrado nos objectivos gerais do Plano de Formação da Federação Portuguesa de Voleibol, vem ao encontro das necessidades criadas pela contingência dos novos desafios que se colocam aos dirigentes dos clubes, associações e outras organizações desportivas. in FPV

Sem comentários: