domingo, junho 04, 2006

Racismo ensombra Mundial

Na Alemanha, os organizadores do Mundial de Futebol temem incidentes racistas, daí a pergunta que se segue: Conseguirão os neonazis estragar a grande festa do Mundial de Futebol?
Na Internet corre um apelo para uma concentração de «cabeças rapadas» a 21 de Junho em Leipzig, quando Angola defrontar o Irão. Pensa-se que o Presidente do Irão Mahmud Ahmadinejad poderá assistir ao jogo e ele é, actualmente, o «herói» dos neonazis de todo o Mundo, porque nega o Holocausto e não reconhece o Estado de Israel.

No relatório relativo a 2005, os serviços secretos alemães revelaram que há no país cerca de 39 mil pessoas simpatizantes e próximas da extrema-direita, que mantêm contactos sobretudo através da net e de grupos rock de «skinheads» com textos violentamente racistas.

Posto isto, revelo-vos que hoje mesmo parto para a Alemanha, com o propósito de participar numa World Convention against Spectator Violence, que irá decorrer em Rust, no EuroParck, onde jovens de todo o mundo vão debater em grupos, temas como o racismo, a xenofobia e outros tipos de discriminação no desporto. Faço parte de uma delegação de 12 jovens que vai representar Portugal nestes grupos de discussão, e devo confessar desde já que me sinto um privilegiado, e ainda, que é sem dúvida uma honra.
Espero trazer bastantes novidades quando estiver de volta!

Sem comentários: