
Para ver o programa clique aqui.
Uma perspectiva pessoal da actualidade e não só
A Confederação do Desporto de Portugal promoveu no dia 29 de Outubro, em parceria com a Associação de Munícipios do Norte Alentejano, uma acção de formação, no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos para o Desporto, dirigida para técnicos autárquicos dos Concelhos daquela zona do país.
Subordinada ao tema "Gestão de Instalações Desportivas", esta acção foi essencialmente teórico-prática, constituída por dois módulos temáticos:
Esta acção contou ainda com o apoio do Instituto Desporto de Portugal e do Programa de Apoio Comunitário FORAL. in CDP
De referir que estas iniciativas decorrem das comemorações do Ano Europeu da Educação pelo Desporto, e na minha opinião bem enquadradas na sequência dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos de Atenas.
2. Aonde quero chegar? - Quais os objectivos estratégicos? Qual a imagem projectada da empresa no final da realização do investimento equacionado?
3. Como lá chegar? - Que recursos serão necessários? Quais os instrumentos e políticas a adoptar com vista à prossecução de tais objectivos? Como suplantar as insuficiências da empresa e como dinamizar as suas actuais e potenciais valências? Como fazer face às ameaças de mercado e como maximizar as suas oportunidades?
Objectivos
No final da realização do estudo de viabilidade em apreço deverá ser capaz de concluir sobre a viabilidade do seu projecto detendo um maior conhecimento dos factores críticos de sucesso do sector, em geral, e do negócio, em particular, das respectivas capacidades e competências, das condicionantes, das situações críticas do processo e do planeamento e, bem assim, de como ultrapassá-las e de que instrumentos utilizar para tal.
Características
O presente manual acompanha e expõe, numa primeira fase, a análise de viabilidade de um projecto relativo à criação de uma empresa de raiz, enquanto que, numa segunda fase, retoma o tema da análise de viabilidade de um projecto na perspectiva de uma empresa já em actividade que necessite de avaliar a valia do eventual projecto a realizar e qual o impacto na organização como um todo.
Mais informações clique aqui
Macau não pôde participar nos Jogos Olímpicos, mas a delegação chefiada por Manuel Silvério, destacou-se pelo interesse revelado em torno das questões organizativas e das condições particulares do Centro de Estágio de Rio Maior, quando a região administrativa se prepara para inaugurar instalações desportivas da melhor qualidade, pensando já na passagem dos atletas estrangeiros a caminho dos Jogos de Pequim, dentro de quatro anos. Macau conhece actualmente um extraordinário desenvolvimento desportivo, preparando-se para ser palco de duas muito importantes competições do Sudeste Asiático, os IV Jogos da Ásia Oriental já em 2005 e os II Jogos Asiáticos em recinto coberto.
Manuel Silvério, que também é o presidente do Comité Organizador dos Jogos da Ásia Oriental, disse que o investimento da região administrativa em instalações desportivas atinge os 200 milhões de euros: “Macau fica dotado de todas as facilidades para ser um grande centro de estágio”. Um dos objectivos reconhecidos por Manuel Silvério é atrair a Macau atletas e equipas de outros países para ali realizarem estágios antes de grandes competições mundiais na Ásia, a começar logo pelos Jogos Olímpicos de 2008. Os macaenses não esquecem a passagem da selecção de futebol Portugal pelo território, antes do Mundial da Coreia-Japão em 2002. in Olimpo
O número da Revista actualmente disponível ainda é o número 1, de Janeiro a Junho de 2004.
Mas neste mês de Setembro será lançado um número especial da RPCD inteiramente dedicado ao 10º Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa.
Jean-Loup Chappelet, Emmanuel Bayle
Copyright 2005
144pp ISBN: 073605829X
Este livro oferece uma valiosa orientação estatégia a níveis como são os da avaliação, da gestão e do control do desempenho das organizações desportivas.
Ele define princípios e métodos estratégicos críticos de gestão e ensina os gestores como executá-los para melhorar o desempenho das organizações.Reune estudos de caso e exemplos praticos de planos estratégicos utilisados em organizações desportivas olímpicas.
Numa festa grega, com interlúdio chinês, Atenas encerrou esta noite os Jogos Olímpicos de 2004, depois de 16 dias de competição e 301 provas. Fogo de artifício, 250 mil balões de várias cores e uma chuva de confetis foram as últimas imagens dos Jogos.
Mas ainda não acabou, vêm aí os atletas paralímpicos que também têm direito á chama olimpica.