sexta-feira, junho 09, 2006

World Cup Fan Convention on Fair Play and Anti-Discrimination

Nesta Convenção, esteve presente uma Delegação Portuguesa da qual eu fiz parte.
A organização esteve a cargo do “Council of Europe”, mais propriamente à “European Non-Governmental Sports Organisation” (organização que reúne as Confederações de Desporto e os Comités Olímpicos Nacionais), em colaboração com o Europa Park, e decorreu entre 3 e 7 de Junho, em Rust, na Alemanha.

Posso afirmar que foi uma convenção bastante animada com vários Workshops (sobre temas como: Fight against spectator violence at football matches, Supporter Charters, Promotion of Fair Play, Racism on football and the European campaign, Emigrants and Football, Practical Ways to calm Violence, Intercultural dialogue through sport, e All Different - All Equal) e muito divertimento à mistura. Quero contudo realçar o facto de estes debates se realizarem na língua Inglesa o que foi bastante interessante e ainda a troca de experiências com os participantes de diferentes países (tais como: Alemanha, Bulgária, Chipre, Espanha, Finlândia, França, Polónia, Portugal, República Checa, Sérvia, Suiça)

Note o seguinte, na comunicação social e mesmo na informação fornecida pela organização não existe um consenso relativamente ao nome da Convenção:
- European Convention on Spectator Violence and Misbehaviour at Sports events and in particular at Football Matches
- World Cup Fan Convention on Fair Play and Anti-Discrimination
- Council of Europe Youth Peace Camp
- Convention against Spectator Violence
- Convention about racial tolerance and fair play
- The European Convention on Spectator Violence
- The Fan Convention

Um situação um pouco hilariante… mas a situação mais incompreensível é não existir qualquer foto da representação Portuguesa nesta galeria de fotos da Convenção.

+ informações sobre um próximo evento - inscrição

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Rui, gostei da tua descrição dos factos, e especialmente sobre as fotografias, é verdade, não existe nenhuma fotografia da Delegação Portuguesa. No entanto, notei que a maioria dos “instantâneos” postos ao olhar público, tem a ver com as actividades do último dia, no qual não tivemos a oportunidade de estar presentes.

Anónimo disse...

Tudo bem Rui, pois é...ainda não tinha dito nada!!! Mas gostei da notícia e da sinopse que fizeste desta convenção. Sem dúvida que vai deixar saudades a todos os que participaram. Em relação à Convenção na Finlândia, acho que era óptimo participarmos também. Só tenho receio do frio... ;) Toca a escrever neste blog porque tem qualidade pessoal. Abreijos a todos e FORÇA PORTUGAL!!!

Fernando Azevedo

Anónimo disse...

Tens toda a razão ;) desculpa.. Va que dizer? em poucas palavras resumiste tudo!! Foi uma agradável viagem e muito interessante, até mesmo com os pequenos percalços que tivemos :) quanto ao facto de não existir nenhuma foto da representação portuguesa, confirmo o que o Virech disse... Aquelas fotos foram tiradas no último dia, no entanto não deixa de ser uma grande falha da parte deles :) Posto isto fica bem e continuação de um bom Blog =) Andreia Ribeiro

Anónimo disse...

Devo dizer também que foi uma das melhores experiências que já tive. O bom ambiente criado, o próprio cenário em si! A interligação com novas culturas e novas pessoas. A organização em si que nos recebeu e tratou muito bem, enfim, acho que tudo isso fez com que a alegria, a amizade, o bom senso e o civismo fossem factores que indirectamente fizeram parte integrante em todas as vertentes e situações.

Espero que este sentimento de amizade e proximidade que se criou entre nós continue por muito tempo... E lanço também o desafio, uma vez que fomos uns priveligiados no convite para esta Convenção, de tentar fazer também no nosso país uma convenção parecida com o mesmo propósito. Nunca é demais lembrar e sensibilizar consciências para o Lema "Todos Diferentes, Todos Iguais".

Fico à espera dos vossos feed-backs.

Over

Fernando Azevedo