domingo, dezembro 24, 2006
Natal é nascimento
A solidariedade, o respeito pela dignidade humana, o amor: o excelente remédio para os males de que a humanidade enferma, nos nossos dias, e de que Aquele cujo nascimento comemoramos no dia 25 de Dezembro, desde há dois mil anos, veio como delegado, promotor e mensageiro.
E é remédio para se tomar às colheradas, às mãos cheias, aos frascos inteiros!
O Natal é de todos os dias e é urgente renascer, pela sua mensagem, para destruir certas palavras e muitas práticas: o ódio, a solidão, a crueldade, a malquerença, as lágrimas e os lamentos, as espadas, as bombas e os canhões.
Há coisas que têm a sua época: roupa leve e praia é no Verão, vindima no Outono, certos desportos em seu tempo próprio, frutos conforme a natureza os faz brotar!... Mas há outras coisas, - reflexão e acção – que têm de ensopar cada momento da nossa vida: a solidariedade, o respeito pelo homem, o amor!...
No Natal de todos os dias.
Nasçamos, renascendo a cada instante para a vida, para os outros, para a solidária e concertada edificação de uma sociedade justa, digna, amistosa, em que dê gosto, - a todos – viver.
Para todos, pois, um feliz Natal diário!
Em cada blog!
Em cada família!
Em cada um de nós!
quinta-feira, novembro 30, 2006
O avião silencioso
O segredo parece estar no design inovador, que se assemelha a um morcego. As asas da aeronave foram desenhadas para serem mais silenciosas e eficientes no consumo: a fuselagem e as asas estão juntas para uma melhor aerodinâmica e produzir menos turbulência, e logo menos ruído. O formato das asas vai permitir também uma velocidade de aproximação à pista mais reduzida, o que significa menos barulho durante a aterragem.
quarta-feira, novembro 29, 2006
terça-feira, novembro 28, 2006
As verdades da mentira (8/9)
segunda-feira, novembro 27, 2006
Sete coisas que precisa de saber para manter uma conversa sobre whisky
Cascos – O envelhecimento em cascos de carvalho é a fase nuclear que se segue à destilação. Os mais usados são os cascos de carvalho americano.
Consumo – Os portugueses têm o hábito de o consumir como digestivo, mas a generalidade dos britânicos consome-o como aperitivo e preferem como digestivo um Porto Vintage.
Ingredientes – Água, malte e levedura são os três ingredientes usados. O sabor final depende em 40% da destilação e em 60% da madeira em que envelhece. “The wood makes the whisky”, garantem os entendidos.
Malt – Produzido com maltes destilados usando como matéria-prima as melhores cevadas.
Scotch – Para merecer esta designação, tem de ser destilado e envelhecido na Escócia durante um período mínimo de três anos.
Single Malt – Feito a partir de malte de apenas uma destilaria. É o Rolls Royce dos “scotch”. Mas comparado, é o equivalente mais próximo dos nossos Porto Vintage.
Sabiam que Cutty Sark é o nome de um belo veleiro que durante 27 anos foi português.
domingo, novembro 26, 2006
Depois da Operação
Na noite sem fim,
após a operação,
foi ela, Nazaré,
que velou a doente
com solicitude
e devoção.
Nazaré
mãe do bebé
que se chama
Rui.
Na noite fechada
do recobro
sobe a tensão
vem aí a febre.
A enfermeira
dá outra injecção.
Campainha, luz,
estribo, soro…
Silêncio fundo.
A paciente flutua
fora do mundo.
Mas Nazaré vigia.
Voltou o sol
voltou a luz.
O Rui é pequenino
como o Menino Jesus.
sábado, novembro 25, 2006
sexta-feira, novembro 24, 2006
As verdades da mentira (7/9)
quinta-feira, novembro 23, 2006
Viver o tempo
Para muitos, encontrar tempo para estes prazeres é um grande desafio. E acreditar que a tecnologia é uma ajuda para conseguir mais tempo pode ser um engano, pois somos, cada vez mais, escravos e dependentes dela, de tal forma que, para viver o tempo por inteiro, o ideal será desligarmo-nos da tecnologia!
quarta-feira, novembro 22, 2006
terça-feira, novembro 21, 2006
Águas topo de gama
Em Portugal é no restaurante Aqua, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, que os amantes de água se entregam às 16 marcas disponíveis. Este é o primeiro estabelecimento português com carta de águas, onde os empregados de mesa dão conselhos: “Águas lisas para pratos leves ou carbónicas para os mais pesados e há que ter em conta o pH, a mineralização e a gaseificação”.
Voss, Panna, Ty Nant, San Pellegrino e Evian são as marcas que têm maior saída. Contudo, o denominador comum do consumidor destas águas denota-se pelo seu elevado poder de compra, sendo a Bling H2O, a água predilecta das estrelas de cinema e da música, acessível por uns módicos 40€ a garrafa.
Estranhamente, nunca ninguém tinha achado que a água que bebe não era suficientemente pura até aparecerem marcas como estas!
segunda-feira, novembro 20, 2006
As verdades da mentira (6/9)
domingo, novembro 19, 2006
sábado, novembro 18, 2006
Cybercobardia
Neste sentido, começo por lançar as seguintes questões:
Será que o universo dos blogues deu início a um processo de "dessocialização" e de sedentarização das solidões? Ou a uma forma moderna de democracia de massas?
“Não há liberdade de expressão onde existe impunidade do discurso”, pois como poderá alguém defender-se convincentemente de um qualquer blogue anónimo que o acuse de pedofilia, trafico de drogas ou qualquer outra coisa abominável?
Mas o pior de tudo isto é constatar que um qualquer blogue anónimo se torna numa fonte de informação privilegiada e credível para o nosso jornalismo.
sexta-feira, novembro 17, 2006
Contar o tempo
quinta-feira, novembro 16, 2006
As verdades da mentira (5/9)
quarta-feira, novembro 15, 2006
terça-feira, novembro 14, 2006
O blog feito pelos seus leitores 17
Estava eu na secção de brinquedos e comecei a bisbilhotar os preços e a imaginar se as crianças realmente brincam com esses brinquedos tão caros.
Foi então que reparei num menino de mais ou menos 5 anos a agarrar uma boneca contra o peito. Ele acarinhava o cabelo da boneca e olhava-a tão triste que tentei imaginar para quem seria aquela boneca que tanto apertava.
O menino virou-se para uma senhora junto dele e disse:
"Avó, tens a certeza que eu não tenho dinheiro suficiente para comprar esta boneca?"
A senhora respondeu:
“Sabes que o teu dinheiro não é suficiente, meu querido!"
E perguntou ao menino se ele podia ficar ali a olhar para os brinquedos por mais 5 minutos, enquanto iria ver outras coisas. O menino continuava a segurar a boneca nas suas mãos. Finalmente, comecei a andar na sua direcção e perguntei-lhe a quem queria dar aquela boneca e ele respondeu:
"Esta é a boneca que a minha irmã mais adorava. Ela acreditava que o nosso Pai lha daria este ano.”
Eu disse-lhe:
"Não fiques tão preocupado, acho que ele irá dar a boneca à tua irmã."
Mas ele triste disse-me:
"Não, o Pai não poderá levar-lhe a boneca onde ela está. Tenho que dar a boneca à minha mãe e ela poderá dar a boneca à minha irmã, quando ela for lá."
O meu coração parou de bater. Aquele menino olhou para mim e disse:
"Eu disse ao Pai para dizer à Mãe para não ir ainda. Eu pedi-lhe que esperasse até eu voltar do mercado."
Depois ele mostrou-me uma foto muito bonita dele rindo e disse-me:
"Eu também quero que a Mãe leve esta foto, assim ela não se esquecerá de mim. Eu amo a minha mãe e não quero que ela parta agora, mas o meu pai disse que ela tem que ir para ficar com a minha irmãzinha."
Aí ele ficou a olhar para a boneca com os olhos tristes e muito quieto. Eu rapidamente procurei a minha carteira e peguei nalgumas notas e disse para o garoto:
"E se contássemos novamente o teu dinheiro, só para termos certeza de que tens dinheiro para comprar a boneca?”
Juntei as minhas notas ao dinheiro dele, sem que ele se apercebesse e começamos a contar. Depois de contarmos, o dinheiro dava para comprar a boneca e ainda sobravam uns trocos. E o menino orou:
"Obrigado Senhor por atenderes o meu pedido e teres-me dado dinheiro suficiente para compra a boneca".
Aí, ele olhou-me e disse:
"Ontem antes de dormir, pedi a Deus que fizesse para que eu tivesse dinheiro suficiente para comprar a boneca e assim a Mãe a poder levar. Ele ouviu-me e eu também queria dinheiro para comprar uma rosa amarela para a minha mãe, mas não ousei pedir-Lhe mais nada. E Ele deu-me o dinheiro suficiente para comprar a boneca e a rosa amarela. Sabe, a Mãe adora rosas amarelas.”
Uns minutos depois, a senhora voltou e eu fui-me embora sem ser notado. Terminei as compras num estado de espírito totalmente diferente daquele com que havia começado. Entretanto, não consegui tirar aquele menino do pensamento.
Então lembrei-me de uma notícia no jornal local, já com dois dias, quando mencionava que um homem bêbado, numa camioneta, bateu num carro onde estavam uma jovem senhora e uma menininha. A criança havia falecido de imediato e a mãe estava em estado grave no hospital e que a família havia decidido desligar as máquinas, uma vez que a jovem não sairia do estado de coma.
Pensei se seria a família daquele menino?
Dois dias após meu encontro, li no jornal que a jovem senhora havia falecido. Eu não pude conter-me e sai para comprar um ramo de rosas amarelas e fui ao velório daquela jovem. Ela segurava uma linda rosa amarela nas suas mãos, junto com a fotografia do menino e com a boneca ao peito.
Deixei o local a chorar, senti que a minha vida tinha mudado para sempre.
O amor daquele menino pela sua mãe e irmã continua gravado na minha memória até hoje.
É difícil de acreditar e imaginar que numa fracção de segundo, um bêbado tenha tirado tudo àquele menino.
segunda-feira, novembro 13, 2006
Um exame de selecção
Uma parte do exame de selecção consistia em responder à seguinte questão, por escrito:
É noite de tempestade. Está a conduzir o seu carro com dificuldade. Ao passar por uma paragem de autocarro, vê que o veículo passa sem parar, ignorando as três pessoas encharcadas que ali aguardam transporte.
Verifica que essas pessoas são:
1 – Uma senhora precisando de ser hospitalizada
2 – Um médico que salvou sua vida no passado
3 – O grande amor da sua vida
No seu carro só cabe você e mais uma pessoa. Quem escolhe?
Por favor justifique a sua resposta e pense antes de continuar.
Este é um tipo de teste de personalidade e cada resposta tem a sua razão de ser.
Poderia transportar a senhora doente e ficaria com a consciência tranquila.
Ou escolher o médico, porque ele, uma vez, salvou a sua vida. Seria a oportunidade perfeita para demonstrar a sua gratidão.
Mas talvez não pudesse encontrar mais o amor da sua vida se deixasse escapar a oportunidade.
Um dos 200 candidatos deu uma resposta que foi decisiva para a sua contratação. E ele nem precisou de a explicar. O que terá ele dito?
domingo, novembro 12, 2006
As verdades da mentira (4/9)
sábado, novembro 11, 2006
Castanha – rica em vitaminas
Alguns ditos populares com castanhas
• A castanha tem três capas de Inverno: a primeira mete medo, a segunda é lustrosa e a terceira é amarga.
• A castanha tem uma manha, vai com quem a apanha.
• Castanha que está no caminho é do vizinho.
• Castanhas do Natal, sabem bem e partem-se mal.
• Do castanha ao cerejo, mal me vejo.
• Em Maio comem-se as castanhas ao borralho.
• No dia de São Martinho: lume, castanhas e vinho.
• Na família da castanha o pai é pingão, a mãe é raivosa e a filha é amorosa.
sexta-feira, novembro 10, 2006
Cidade subterrânea
A ideia já não é nova, pois em 1969 Mao tsé-tung, fundador da China moderna, idealizou uma rede de túneis subterrâneos que permitiria que 250 mil pessoas se protegessem em caso de agressão exterior, mas esse labirinto de túneis perdeu todo o seu valor como refúgio anti-aéreo e transformou-se numa mera atracção turística.
Agora a ideia é facilitar a gestão de problemas como os congestionamentos do trânsito e as disputas pelo uso das terras. +informações
Fonte: Xinhua
quinta-feira, novembro 09, 2006
As verdades da mentira (3/9)
quarta-feira, novembro 08, 2006
O nosso Universo (capítulo 8)
Fonte: NASA
Por sorte, o nosso Sol é uma estrela estável e não produz deflagrações deste tipo.
terça-feira, novembro 07, 2006
Porto subterrâneo
Entre 1825 e 1838, centenas de homens escavaram no granito um novo aqueduto para as águas que nascem debaixo do actual jardim de Arca D’Água, concretizando um sonho que começou em 1597, com um pedido ao rei Filipe I. São mais de três quilómetros de túneis que continuam ainda abertos e a funcionar, imunes à passagem do tempo, continuando a levar água até ao centro da cidade.
A obra era tão importante para a cidade que nem mesmo durante o Cerco do Porto (1832-1833), em que todos estavam mobilizados para a estóica resistência às forças miguelistas que sitiaram a cidade, a construção dos túneis parou. Foi uma gigantesca obra de engenharia que transformou a rede de abastecimento de água do Porto na maior e mais farta da época. A água, agora considerada imprópria para consumo, ainda é utilizada para rega em algumas casas e quintas da cidade.
Em Arca D’Água, no início do percurso, três grandes fontes enchem ainda a galeria mandada construir por Filipe I. Os túneis estreitos e húmidos abrem caminho aos canais alisados pela água, cruzando as ruas e avenidas do Porto, poucos metros abaixo da superfície.
Ao longo de todo o percurso, várias fontes de água rompem o granito, deixando para trás um rasto de ferro que pinta de laranja os sulcos irregulares feitos pelas ferramentas dos operários. Os túneis podem agora ser percorridos, em visitas organizadas pelo SMAS-Porto.
segunda-feira, novembro 06, 2006
As verdades da mentira (2/9)
domingo, novembro 05, 2006
Conselhos para manter uma vida laboral saudável
-O que esperam do seu desempenho?
-Qual será o prazo disponível para realizar as tarefas que lhe são atribuídas?
Defina prioridades e estabeleça um plano de actividades
-Que trabalho vai realizar e de quanto tempo necessita para o concluir?
-O que é mais importante e/ou prioritário?
Se à partida sabe que algo não vai resultar, não hesite em dizê-lo
-Mentalize-se de que está a dizer “não” ao pedido, e não à pessoa que o solicitou.
Certifique-se da importância do trabalho para a sua vida
-Quais são as suas exigências e necessidades?
Faça pausas regulares
-O facto de descansar de vez em quando reduz a probabilidade de stress.
Reserve uma altura do dia para se dedicar a uma actividade física
-Durante o almoço ou depois do expediente. Ajuda o organismo a relaxar.
Mantenha uma vida saudável
-Fazer uma alimentação saudável e equilibrada, dormir as horas suficientes e relaxar com a actividade física.
Tenha pensamentos positivos para evitar situações de stress desnecessárias
-Pense que “todas as pessoas também erram”.
Não esconda os sentimentos negativos
-Há sempre maneira de falar sobre o que não lhe agrada de uma forma simpática e sem ferir susceptibilidades.
Faças coisas emocionalmente gratificantes
-Cultive novas amizades. Os contactos sociais reduzem o stress.
sábado, novembro 04, 2006
sexta-feira, novembro 03, 2006
O blog feito pelos seus leitores 16
quinta-feira, novembro 02, 2006
O CARIL e o envelhecimento mental
quarta-feira, novembro 01, 2006
Aquecimento global vai afundar economia
Cada país pode vir a gastar 20% do PIB para atenuar os efeitos no ambiente.
Fonte: Stern Review on the economics of climate change
Quem quiser ver o relatório completo
Globalização não é um jogo inocente!
terça-feira, outubro 31, 2006
Carocha
segunda-feira, outubro 30, 2006
As verdades da mentira (1/9)
domingo, outubro 29, 2006
Não desbarate na formação
sábado, outubro 28, 2006
Os méritos do Jam
O jam é um grupo de estudo dinâmico com brainstorming multicultural já aplicado na IBM, e que tira partido do génio colectivo através da Internet. Este é portanto um modelo em que todas as vozes se fazem ouvir e, no final da contenda, é possível analisar a discussão e retirar conclusões. E estas são algumas das vantagens face ao debate presencial:
- Reunião com grande audiência
- Redução de custos de deslocação
- Participação global traz mais resultados
- Simplificação da logística
- Processo de brainstorming intenso no tempo
- Eliminação de hierarquias excepto moderadores
- Foco de cada fórum centra discussão no tema
- Nada se perde na transcrição, tudo fica registado
sexta-feira, outubro 27, 2006
Turismo Espacial
Este grupo privado de turismo espacial, transformou um avião Boeing 727 de carga, numa cabina segura para candidatos a astronautas. Hoje em dia, uma viagem “sem gravidade” custa 3750 dólares, mas o preço tenderá a baixar pois o mercado para o turismo espacial começa a surgir.
quinta-feira, outubro 26, 2006
Pneus velhos
Estas estradas de borracha não ganham buracos nem fissuras e são muito silenciosas.
Fonte: Holdfast Rubber Highway
quarta-feira, outubro 25, 2006
Mas afinal quem deve pagar?
Os residentes da área central também são abrangidos por este imposto, beneficiando contudo de uma redução de 90% no montante diário a pagar. O rendimento gerado pela taxa de circulação é empregue, como tinha sido prometido, na melhoria do sistema de transportes públicos da cidade. O sistema revelou-se um sucesso. O tráfego automóvel diminuiu 20% e as receitas anuais geradas são de 190 milhões de libras.
Este exemplo ilustra as vantagens decorrentes da aplicação de um princípio básico da Teoria Económica: para uma eficiente utilização dos recursos disponíveis os consumidores devem pagar pela sua utilização.
Quando o uso das estradas e das ruas é grátis, o tráfego tenderá a aumentar até à congestão. Para evitarmos esta situação nada melhor do que aplicar o princípio do utilizador-pagador.
Em Portugal contrariamos os ensinamentos da Teoria Económica, inventámos e aplicamos o conceito oposto: a fórmula Scut, sem custo para o utilizador.
Mas convém não esquecer que quando os utilizadores não pagam, não quer dizer que não há custo. Só significa que são outros a pagar.
terça-feira, outubro 24, 2006
O valor de uma gota
segunda-feira, outubro 23, 2006
Puro-sangue Lusitano
Esteve perto da extinção, mas conseguiu sobreviver à República e à Revolução. O cavalo lusitano é hoje exemplo de como preservar um património único e expoente máximo das nossas tradições.
Quando se fala no cavalo puro-sangue lusitano, não há português que não enalteça a raça ou a refira como motivo de orgulho. Mas poucos sabem da sua história, das suas origens, características e vicissitudes ao longo dos séculos.
Encontrei estes sites 1 2 para quem quiser um pouco mais de informação.
domingo, outubro 22, 2006
Euro-disparates
Este ano, a medalha de ouro foi entregue à lei que proíbe ferver leite que seja subsidiado. Enquanto a medalha de prata foi para a proibição de operações aos seios a menores de idade. O bronze recaiu sobre a norma que não deixa dar os restos dos restaurantes aos necessitados e aos porcos.
"The Most Absurd Thing in the European Union", nome atribuído ao concurso, organizado pelo eurodeputado conservador polaco, Miroslaw Piotrowski. Um dos júris da competição, o professor Marek Zmigrodzki, explicou que o objectivo do concurso é "promover o conhecimento da UE".
sábado, outubro 21, 2006
sexta-feira, outubro 20, 2006
Sensação de caminhar no ar
Este tapete de alcatifa criado por Sayed Alavi para o viaduto pedonal do Aeroporto de Sacramento nos EUA, representa uma vista aérea de cerca de 80km do rio Sacramento serpenteando pelo vale central da Califórnia. Algumas das pessoas que por lá passam dizem que tem a sensação de caminharem no ar.
quinta-feira, outubro 19, 2006
A gestão no reino animal
Produzia e era feliz.
O gerente, o leão, estranhou que a formiga trabalhasse sem supervisão.
Se ela produzia tanto sem supervisão, melhor seria supervisionada.
E contratou uma barata, que tinha muita experiência como supervisora e fazia belíssimos relatórios.
A primeira preocupação da barata foi a de estabelecer um horário para entrada e saída da formiga.
De seguida, a barata precisou de uma secretária para a ajudar a preparar os relatórios e contratou uma aranha que, além do mais, organizava os arquivos e controlava as ligações telefónicas.
O leão ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com índices de produção e análise de tendências, que eram mostrados em reuniões específicas para o efeito.
Foi então que a barata comprou um computador e uma impressora laser e admitiu a mosca para gerir o departamento de informática.
A formiga de produtiva e feliz, passou a lamentar-se com todo aquele universo de papéis e reuniões que lhe consumiam o tempo!
O leão concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga operária, trabalhava.
O cargo foi dado a uma cigarra, cuja primeira medida foi comprar uma carpete e uma cadeira ortopédica para o seu gabinete.
A nova gestora, a cigarra, precisou ainda de computador e de uma assistente (que trouxe do seu anterior emprego) para ajudá-la na preparação de um plano estratégico de optimização do trabalho e no controlo do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se mostrava mais enfadada.
Foi nessa altura que a cigarra, convenceu o gerente, o leão, da necessidade de fazer um estudo climático do ambiente.
Ao considerar as disponibilidades, o leão deu-se conta de que a Unidade em que a formiga trabalhava já não rendia como antes; e contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico e sugerisse soluções.
A coruja permaneceu três meses nos escritórios e fez um extenso relatório, austero, em vários volumes, que concluía:
“Há muita gente nesta empresa”
Adivinhem quem o leão começou por despedir?
A formiga, claro, porque andava muito desmotivada e aborrecida.
Qualquer semelhança com a realidade, é pura coincidência!
quarta-feira, outubro 18, 2006
Seis boas razões para virar as costas ao patrão e aventurar-se sozinho
-Ter mais tempo para a família
-Fugir do stress das grandes cidades
-Escapar à rigidez de horários
-Melhorar o seu desempenho em funções que lhe dão gozo
-Esquecer os problemas de relacionamento e escolher com quem quer trabalhar
Conhecem mais alguma?
terça-feira, outubro 17, 2006
segunda-feira, outubro 16, 2006
Os meios de comunicação social elevam ao absurdo…
Neste sentido concordo com a afirmação de um reputado jornalista que escrevia que “muitos jornalistas desistiram de ler, quanto mais de pensar”! De facto, em vez de transmitirem o relevante da notícia e sem a deformarem, esforçando-se por contribuir para um mundo melhor, deliciam-se em criar ambientes propícios ao escândalo e à revolta, ao bombástico e ao anormal, esquecendo-se que a nobre tarefa de informar também está ligada à formação e à educação.
domingo, outubro 15, 2006
Só mais 5 minutos...
- Aquele ali é meu filho, o de camisola vermelha deslizando no escorrega.
- Um bonito garoto - respondeu o homem. E completou: - Aquela de vestido branco, pedalando na bicicleta, é a minha filha.
Então, olhando para o relógio, o homem chamou a sua filha.
- Melissa, o que você acha de irmos?
- Mais cinco minutos, pai. Por favor. Só mais cinco minutos!
O homem concordou e Melissa continuou pedalando na bicicleta, para sua alegria. Os minutos passaram, o pai levantou-se e novamente chamou sua filha:
- Hora de irmos, agora?
Mas, outra vez Melissa pediu:
- Mais cinco minutos, pai. Só mais cinco minutos!
O homem sorriu e disse:
- Está certo!
- O senhor é certamente um pai muito paciente - comentou a mulher ao seu lado.
O homem sorriu e disse:
- O irmão mais velho de Melissa foi morto no ano passado por um motorista bêbado, quando andava de bicicleta perto daqui.
Eu nunca passei muito tempo com meu filho e agora eu daria qualquer coisa por apenas mais cinco minutos com ele.
Eu me prometi não cometer o mesmo erro com Melissa.
Ela acha que tem mais cinco minutos para andar de bicicleta.
Na verdade, eu é que tenho mais cinco minutos para vê-la brincar...
sexta-feira, outubro 13, 2006
Pensadores do tempo (6/6)
quinta-feira, outubro 12, 2006
Invista como um milionário
Carteira do Milionário: Acções 30%; Obrigações 21%; Investimentos Alternativos 20%; Imobiliário 16% e por fim Depósitos 13%
Fonte: World Wealth Report 2006
quarta-feira, outubro 11, 2006
Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais
terça-feira, outubro 10, 2006
O direito de não pagar impostos
É pena que os portugueses pouco exerçam o seu direito de cidadania de não pagar os impostos injustos. Tal como é lamentável que alguns não cumpram o seu dever de pagar os impostos justos.
segunda-feira, outubro 09, 2006
domingo, outubro 08, 2006
Segredo de justiça abrange jornalistas
sábado, outubro 07, 2006
Quando os adeptos contam
Por outro lado, jogar num estádio onde se está regularmente tem ainda a vantagem de permitir ao jogador conhecer o território onde se mexe, com placares, bancadas e outros pontos de referência que lhe permitem não precisar de olhar à sua volta para perceber onde está no campo.
sexta-feira, outubro 06, 2006
Pensadores do tempo (5/6)
quinta-feira, outubro 05, 2006
O melhor método para um jovem aprender a escrever português...
Se cada aluno português escrevesse uma redacção por semana e tivesse correcção personalizada acabava o drama de tantos portugueses não saberem escrever português.
Os temas devem ser variados, por vezes absurdos, de maneira a obrigar o jovem, antes de tudo, a pensar.
A redacção com correcção personalizada tem esse primeiro benefício, ajudar a pensar, a analisar, a aprofundar, a associar, a descobrir, a ler.
Ensina a pensar escrevendo e a escrever pensando e estas capacidades fazem toda a diferença.
Raramente com pouco treino de pensar se sabe escrever bem. A inversa já não é verdadeira, muitas pessoas pensam bem e, surpreendentemente, escrevem mal. É comum encontrar licenciados que escrevem deficientemente.
O segundo grande benefício está, como é óbvio, no domínio da escrita. As pessoas repetem muito o mesmo tipo de erros.
A correcção personalizada, que não dura menos de 15 a 20 minutos, permite, ao cabo de umas semanas, ter o diagnóstico completo sobre os vícios, as lacunas e as limitações do aluno e, assim, focar a terapia onde interessa.
quarta-feira, outubro 04, 2006
terça-feira, outubro 03, 2006
Saber escrever
No primeiro dia de trabalho, pediu-lhe que escrevesse uma determinada carta em inglês, resumindo-lhe o que queria que ela escrevesse. Quando a carta lhe chegou para assinar não queria acreditar: erros de construção, erros de ortografia, erros de pontuação.
Confuso, chamou a senhora e pediu que confirmasse se o texto era dela. A senhora confirmou, feliz e inimputável.
A senhora inglesa não sabia escrever inglês, como tantos portugueses não sabem escrever português.
É um risco para as organizações e um drama para os próprios. Um drama para os próprios porque os critérios modernos de produtividade são impiedosos para quem não sabe fazer depressa e bem.
Um risco para as organizações, porque, além da má imagem que dá, cada vez mais a escrita predomina no mundo dos negócios, tomando lugares que antes eram da oralidade.
O mail tornou-se um tu-cá-tu-lá da vida económica e não saber escrever correctamente pode constituir um enorme risco na troca de declarações negociais ou no aconselhamento.
Hoje, na selecção de pessoal de alto nível ou para cargos de confiança considero tão importante o teste de português como o teste de inglês. Sobretudo tendo em conta que há tantos portugueses que escrevem mal português.
segunda-feira, outubro 02, 2006
A VIDA
A vida é ai que mal soa,
A vida é sombra que foge,
A vida é nuvem que voa.
A vida é sonho tão leve,
Que se desfaz como a neve
E como o fumo se esvai.
A vida dura um momento;
Mais leve que o pensamento.
A vida leva-a o vento,
A vida é folha que cai!
A vida é flor na corrente.
A vida é sopro suave,
A vida é estrela cadente,
- Voa mais leve que a ave.
Nuvem que o vento nos ares,
Onda que o vento nos mares,
Uma após outra lançou,
A vida – pena caída
Da asa de ave ferida,
De vale em vale impelida –
A vida, o vento a levou!
domingo, outubro 01, 2006
sábado, setembro 30, 2006
Alguns conselhos para quem trabalha muito tempo no computador
- Colocar o topo do ecrã do monitor ao nível dos olhos.
- Iluminar a sala de televisão ou de trabalho com luzes brancas ou amarelas, difusas e de fraca intensidade.
- Ajustar, nos menus dos ecrãs, o contraste e a luminosidade consoante o utilizador ou espectador.
- Fazer intervalos de dez minutos, de duas em duas horas, par descansar os olhos, o pescoço e as costas.
- Pestanejar frequentemente para evitar secura dos olhos.
- Quem usa óculos deve escolher lentes anti-reflexo.
sexta-feira, setembro 29, 2006
quinta-feira, setembro 28, 2006
Dia Mundial do Mar
quarta-feira, setembro 27, 2006
As tuas notícias na CNN
A estação de televisão norte-americana consegue assim ter milhões de potenciais repórteres espalhados pelo mundo, pondo em prática o verdadeiro conceito de cidadão-jornalista. A aposta em motivar os leitores a participarem na divulgação de pequenas histórias vê-se, inclusive, no empenho colocado na página onde se ensinam técnicas simples de tirar fotografias, captar vídeos ou recolher sons para publicação na Internet.
O I-Reports ainda está em crescimento, mas aposto que em breve se torne num megasucesso.
terça-feira, setembro 26, 2006
Louça à mão ou na máquina
Os investigadores alemães concluíram ainda que a louça lavada na máquina fica mais limpa do que se for lavada à mão.
segunda-feira, setembro 25, 2006
Limitações humanas no fora-de-jogo
Todos os fiscais de linha têm de ser selectivos. Por norma, o olhar centra-se no último atacante e procura o defesa quando é feito o passe. É neste momento de mudança de direcção dos olhos, que demora entre 0,25 a 0,30 segundos, que se pode dar o erro, com mudanças de posição dos futebolistas que, no rápido futebol moderno, podem chegar aos quatro metros.
As dificuldades agravam-se ainda mais quando defesa e atacante estão longe um do outro. Basta pensar no tamanho de uma pessoa quando a vemos a uma distância de cinco ou de 40 metros. A maioria dos árbitros resolve estes problemas antecipando o passe e olhando logo para o defesa ou marcando mentalmente o momento da jogada através do barulho do pontapé na bola. No entanto, alguns estudos defendem que a maioria dos erros surgem devido à má colocação do fiscal de linha em campo.
domingo, setembro 24, 2006
A menina e o elefante
sábado, setembro 23, 2006
Pensadores do tempo (3/6)
sexta-feira, setembro 22, 2006
Dia Internacional da Limpeza das Praias
quinta-feira, setembro 21, 2006
O blog feito pelos seus leitores 14
"Se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de rastos à sua procura."
Autora: Sandra Dantas
quarta-feira, setembro 20, 2006
Perspectivas diferentes
- Meu filho? Pobre rapaz! Suspirou a outra. Como se casou mal! É uma garota que não quer fazer nenhum trabalho em casa. Não cozinha, não costura, não lava nem limpa. Tudo o que faz é dormir, vadiar e ler na cama. O pobre rapaz tem de lhe levar o café à cama! Dá para acreditar?
- Isso é terrível! E a tua filha?
- Ah! Ela sim, teve sorte! Casou-se com um anjo. Ele não a deixa fazer nada dentro de casa. Tem empregadas para cozinhar, costurar, lavar e limpar. E todas as manhãs ele leva-lhe o café à cama. Dá para acreditar? Tudo o que ela faz é dormir o quanto queira e passar o resto do dia a descansar e a ler na cama!
terça-feira, setembro 19, 2006
Mundial de Pirotecnia
Este é um evento único de rara beleza, onde a tradição, arte, tecnologia e criatividade se unem para elevar a imaginação bem alto. E já vai na 2ª edição.
+ informações
segunda-feira, setembro 18, 2006
domingo, setembro 17, 2006
Oração de um cão
Nada a acrescentar a esta súplica para servir de lição a muitos homens.
Aquela prece final – do mesmo modo que eu sou um verdadeiro cão, faz que ele seja, sempre, um verdadeiro homem – até faz recordar o apelo veemente que, um dia, o Papa Paulo VI, lançou em Fátima: Homens, sede homens.
Há pessoas que não são verdadeiramente homens: nem nos pensamentos, nem nos sentimentos, nem nas emoções, nem nas palavras, nem no comportamento. Esses devem ler, meditar e aprender com a oração daquele cão.
sábado, setembro 16, 2006
Dia Mundial para a Preservação da Camada de Ozono
sexta-feira, setembro 15, 2006
Pensadores do tempo (2/6)
quinta-feira, setembro 14, 2006
Há sempre lugar para tomar um café...
A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que "sim".
O professor pegou então numa caixa de fósforos e vazou-a dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que "sim".
A seguir, o professor pegou numa caixa de areia e vazou-a dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio.
Os alunos responderam-lhe com um "sim" retumbante.
O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião.
Quando os risos terminaram, o professor comentou:
- Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes, como a família, os filhos, a saúde, os amigos, a religião... as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que a vossa vida perdesse tudo o resto, ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas. Se primeiro colocarmos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastarmos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades, e o resto é só areia.
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou:
- Então e o que representa o café?
O professor sorriu e disse:
- Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar, que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo.
quarta-feira, setembro 13, 2006
O país das notas de 20 euros
Fonte: BP
terça-feira, setembro 12, 2006
A subida das taxas de juro é saudável ou negativa para a economia portuguesa?
- E vocês o que acham?
segunda-feira, setembro 11, 2006
O blog feito pelos seus leitores 13
Um outro oficial, um pouco mais esperto que o primeiro, pede para ser medido do topo da sua mão erguida sobre a cabeça até à ponta dos dedos dos pés. Recebe 24.000 euros.
Um terceiro voluntário, um velho sargento espertalhão, solicita:
- Meçam-me da ponta do meu pénis até aos meus testículos.
O oficial médico encarregue do processo explica-lhe que essa ideia pode não ser muito proveitosa. Mas o velho sargento insiste. Baixa as calças e as cuecas e o oficial médico coloca a ponta da fita métrica na ponta do pénis do sargento e começa a medir.
De súbito, exclama:
- Meu Deus! Onde estão os seus testículos?
O velho sargento responde:
- Em Angola!
domingo, setembro 10, 2006
sábado, setembro 09, 2006
Em crise só mesmo a classe média e baixa
O mais engraçado é que os compradores nem sequer regateiam preços e raramente pedem dinheiro à Banca.
O Porto fica-se pela terceira zona, atrás do Algarve, no que diz respeito aos preços por metro quadrado das casas de luxo.
sexta-feira, setembro 08, 2006
quinta-feira, setembro 07, 2006
quarta-feira, setembro 06, 2006
terça-feira, setembro 05, 2006
Os cinco pecados capitais do nosso sistema de educação
Mas vejamos, em resumo, quais os 5 pecados que aquela organização aponta.
Em primeiro lugar, o facto de as escolas não aproveitarem a autonomia, o que é inteiramente verdade, uma vez que muitas preferem depender do favor público, do Ministro central, a arriscar um cabelo que seja na investigação, na modernização e na competição saudável pelo desenvolvimento das Artes ou da Ciência.
Em segundo, o facto de a avaliação dos professores ser ignorada nas respectivas promoções. No meu entender não devia ser a antiguidade a determinar a progressão na carreira, mas o mérito.
O terceiro pecado tem a ver com a falta de formação contínua dos trabalhadores.
Em quarto, a falta de investimento do Estado na Ciência e Tecnologia, pois este gasta demais em muitas áreas em que deveria haver investimento privado e pouco onde a sua acção é decisiva.
Por último, a OCDE diz que o problema não é dinheiro, mas sim eficiência, pois Portugal gasta tanto, ou mais, em Educação que a média europeia.
segunda-feira, setembro 04, 2006
Paciência
domingo, setembro 03, 2006
Ginástica à prova de água
Hidrojump, Aquacycling, Hidrobike, Aquabike, Aquatreadmill são alguns dos exemplos e variantes dessas novas modalidades. vejam um pouco mais aqui
sábado, setembro 02, 2006
Será que poupamos mal?
Os dados do Banco de Portugal indicam que os investidores portugueses ainda são algo conservadores, pois há cinco anos para cá não mudaram a forma de poupar.
sexta-feira, setembro 01, 2006
quinta-feira, agosto 31, 2006
Fortaleza convertida em Pousada
quarta-feira, agosto 30, 2006
Zona da baliza indefensável
terça-feira, agosto 29, 2006
A falsa lotaria dos penalties
Qualquer pessoa demora no mínimo 0,2 segundos a reagir a um estímulo. O guarda-redes não foge à regra e num penalty ainda gasta mais 0,7 segundos a concluir o movimento para tentar chegar à bola – que, por sua vez, despende
Contudo, as entranhas desta ciência são bem diferentes, em média, um em cada cinco penalties é defendido. E os estudos mostram que quem se baseia na sorte, sofre mais do que os guarda-redes que olham para partes específicas do corpo do avançado antes de tocar na bola.
Um segundo antes do remate, a cabeça e perna de apoio são os principais pontos de referência. E dizem os entendidos que detectar o lado é, apesar de tudo, mais fácil do que a altura, que só se percebe com o pé rematador a cerca de 0,2 segundos antes do contacto com o esférico.
segunda-feira, agosto 28, 2006
Europa à caça dos melhores cérebros
Para o presidente da Comissão Europeia (CE), o IET é a instituição capaz de fazer cumprir o objectivo da Agenda de Lisboa: a economia europeia ultrapassar a americana por volta de 2010.
O alerta da CE lembra que a China sozinha produzia anualmente mais diplomados em matemática, tecnologias e ciências que a União Europeia, e também em patentes e prémios Nobel a Europa tem perdido pontos para os EUA.
domingo, agosto 27, 2006
Inter-rail
Com a possibilidade de circularem livremente por 29 países, muitos faziam do comboio a sua casa durante um mês e conheciam a Europa de uma ponta à outra. Duas gerações ficaram marcadas por estas viagens. Desde 1998 passou a existir também o “inter-rail 26+” para os mais nostálgicos que repetem a experiência, ou mesmo para aqueles que nunca tiveram a oportunidade e se estreiam só nesta altura.
Este produto, encontra-se dividido em oito zonas geográficas. Assim pode comprar-se o passe para uma ou duas zonas, ou então o “inter-rail” global que contempla todos os países destacados no mapa. Mas o “inter-rail” já não é sinónimo de viagens ao improviso e exige agora a reserva de lugares com dias de antecedência (sob pena de se ficar apeado), assim como o constante pagamento de taxas-extra.
+ informações e conselhos práticos
sábado, agosto 26, 2006
O efeito “banana”
Rematada com a parte de dentro ou de fora do pé, o segredo está na rotação que se consegue dar à bola.
sexta-feira, agosto 25, 2006
O tempo é das emoções
quinta-feira, agosto 24, 2006
Às voltas com o tempo
O tempo é um companheiro do qual é impossível afastarmo-nos. Podemos desenvolver por ele sentimentos de amor/ódio. Umas vezes queremos prolongar aquele momento. Outras, imploramos para que o tempo passe depressa. Mas é sempre ele quem dita as regras. É através do tempo, enquanto referência, que vivemos. E é através dele, enquanto dimensão, que nos relacionamos com o Universo. Mas, ao longo do tempo, o conceito e a medição do próprio tempo sofreram mutações e evoluções.
Acredita-se que começou a ser medido há cerca de 5000 anos. A cronologia começou por se basear na observação dos movimentos do Sol, da Lua e das marés. Hoje, a ciência, a indústria e a arte unem esforços para nos oferecerem os melhores e os mais belos relógios, que permitem orientar o nosso dia-a-dia em função da passagem das horas.
Há, porém, aqueles que se recusam a usá-los. Para esses, inspirados em Horácio que dizia “aproveita o dia presente e não queiras confiar no de amanhã”, cada dia tem de ser vivido como se fosse o último. Cada momento tem de ser aproveitado para o melhor da vida. Para outros, “tempo é dinheiro”, e olhar para o pulso é um gesto constante, assim como a sensação de que o tempo se desvanece por entre os dedos.
quarta-feira, agosto 23, 2006
TGV custa menos 10%
terça-feira, agosto 22, 2006
O filósofo e fundador da ciência da motricidade humana
segunda-feira, agosto 21, 2006
Crowdsourcing
+ informações ; + informações
domingo, agosto 20, 2006
Pegadas na areia
Sonhei que andava a passear na praia com o Senhor, e, no firmamento, passavam cenas da minha vida.
Após cada cena que passava, percebi que ficavam dois pares de pegadas na areia: um era o meu e o outro era do Senhor.
Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida, havia apenas um par de pegadas na areia. Notei também que isso aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, Tu disseste-me que, uma vez que resolvi seguir-Te, Tu andarias sempre comigo, em todos os caminhos. Contudo, notei que durante as maiores tribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque é que, nas horas em que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste sozinho.
O Senhor respondeu-me:
- Meu querido filho, jamais te deixaria nas horas da prova e do sofrimento. Quando viste, na areia, apenas um par de pegadas, eram as minhas. Foi exactamente aí que peguei em ti ao colo.
sábado, agosto 19, 2006
Cisco instala VoIP no BCP
Posto isto, aproveito para sugerir a todos os organismos públicos e privados que sigam o exemplo, ou será preciso fazer um desenho para perceberem quais são as vantagens.
sexta-feira, agosto 18, 2006
Internet lidera queixas na Deco
Fonte: Deco
quinta-feira, agosto 17, 2006
A ciência do remate
Por exemplo, sabemos que no momento em que a chuteira toca na bola a perna deve estar o mais esticada possível, pois é aí que, no movimento de pêndulo, se atinge a velocidade máxima, que depois se transmite para a bola e faz atingir uma velocidade superior à do pé em cerca de 20%.
quarta-feira, agosto 16, 2006
A ciência do futebol
terça-feira, agosto 15, 2006
Um PC por criança
segunda-feira, agosto 14, 2006
Os malefícios de não ler
domingo, agosto 13, 2006
Viagem interactiva sobre o Galileo
sábado, agosto 12, 2006
A máquina que mudou o mundo
Hoje, seja portátil ou de secretária, o PC faz parte do quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo. Alterou a forma de trabalhar, abriu uma nova janela de entretenimento e tornou-se numa ferramenta de socialização com auxílio da Internet. in JN
sexta-feira, agosto 11, 2006
Parabéns Francis Obikwelu
quinta-feira, agosto 10, 2006
Aliar as Tecnologias de Informação ao Negócio
Resumindo, a ideia é aliar as Tecnologias de Informação ao negócio, automatizando o automatizável mas incluir inteligência para parar quando as circunstâncias assim o exigem.
quarta-feira, agosto 09, 2006
Dia Internacional dos Povos Indígenas
terça-feira, agosto 08, 2006
Choque de Mentalidade
Todos nós estamos à espera de uma modernização do sector público, de novos processos, de novos modelos, de maior rapidez e eficácia na execução dos pedidos, e sobretudo com esperança que o funcionalismo público consiga acelerar o passo para acompanhar o potencial da tecnologia em que investe. Mas para isso poder vir a acontecer, somos obrigados a concordar que antes de haver um choque tecnológico deveria haver um choque de mentalidade.
segunda-feira, agosto 07, 2006
Acreditar
Após muitas tentativas, um crítico disse-lhe:
- Edison, já falhaste muitas vezes, desiste!
Ele respondeu:
- Não, eu não falhei, só eliminei várias ideias que não resultam!
domingo, agosto 06, 2006
World Wide Web faz 15 anos
sábado, agosto 05, 2006
Uma pessoa muito especial
... deixo-vos uma pista! Também escreve neste blog de vez em quando!
sexta-feira, agosto 04, 2006
Marina Portuguesa com 5 âncoras
A Marina de Lagos está agora incluída num grupo restrito de 40 marinas em todo o Mundo detentoras deste galardão. Contudo, a manutenção desta prestigiante distinção vai depender das auditorias semestrais.
quinta-feira, agosto 03, 2006
Ao ritmo de um post a cada 20 minutos
Na era do conteúdo gerado pelos utilizadores, os portugueses têm mostrado credenciais à altura. Naturalmente os blogues colectivos, porque escritos a várias mãos, têm mais facilmente um ritmo de publicação elevado. Contudo, o mais prosador dos blogguers nacionais é Paulo Gorjão autor do Bloguítica, onde produz em média mais de seis posts por dia.
Porém, comum a todos os blogguers portugueses está o facto de esta actividade de auto-edição ficar sujeita às oscilações de humor, inspiração, atitude, dias mais criativos que outros ou até mesmo o tempo.
quarta-feira, agosto 02, 2006
terça-feira, agosto 01, 2006
Portugal selectivo no IDE
Na realidade, a boa notícia é que um país com a dimensão de Portugal não precisa de grandes fluxos de IDE.
Contudo, os países devem ter muito claro o que procuram com o IDE. Atrair capital? Aumentar a receita fiscal? Criar emprego? Ou aumentar as exportações? Só a definição destes objectivos permitirá captar o IDE de forma correcta.
Por outro lado, sempre se confirmou que a integração das economias e a remoção das barreiras proteccionistas tendem a aumentar a performance das empresas e dos países, e, nesse sentido, aumentam a sua competitividade.
E mais uma vez Portugal dispõe ainda de outro atractivo importante: a estabilidade política que é vital.
segunda-feira, julho 31, 2006
Todos os países
domingo, julho 30, 2006
Poucos mas muito ricos
Existem 8,7 milhões de milionários no Mundo com uma riqueza estimada em 33,3 mil milhões de dólares.
No Mundo inteiro há mais de 85 mil multimilionários retendo um terço do total da riqueza.
sábado, julho 29, 2006
Mulheres agridem cada vez mais os homens
sexta-feira, julho 28, 2006
Dia Nacional da Conservação da Natureza
quinta-feira, julho 27, 2006
Déjà vu
Como surge o déjà vu
Dois processos cruciais ocorrem quando uma pessoa reconhece um objecto ou cena familiares. Primeiro, o cérebro vasculha a memória em busca de algo semelhante com os conteúdos da nova cena visualizada. Em caso de resposta afirmativa, outra parte do cérebro identifica o objecto ou acontecimento como sendo recorrentes. O déjà vu ocorre nos casos em que a segunda fase do processo é confirmada por engano.
quarta-feira, julho 26, 2006
A paz fotografada por um repórter de guerra
terça-feira, julho 25, 2006
Da escola ao desemprego
Que a alteração é substantiva já todos se deram conta. Talvez valha a pena pensar é nas causas da mudança. E o que mudou? Tudo! Há 30 ou 40 anos, a oferta era pouca e, como tal, a selecção dos candidatos, muito rigorosa. Apenas uma pequena minoria conseguia os seus objectivos – entrar na universidade – e o mais grave é que os critérios de selecção nem sempre eram os do mérito, do empenho e da competência; também se ponderavam critérios como o extracto social, a confissão política ou religiosa e sempre o critério financeiro.
Hoje, a oferta é muito superior à procura, logo a selecção deu lugar à angariação. Apregoam-se cursos como quem vende castanhas, publicitam-se universidades, politécnicos e institutos superiores ao melhor estilo de uma qualquer imobiliária. O critério de admissão que hoje se pratica em muitas instituições, (sobretudo ao ensino superior privado e cooperativo), é único: «critério financeiro».
segunda-feira, julho 24, 2006
Revolução Silenciosa
Baptizadas de “Quiet Revolution”, as revolucionárias turbinas têm cerca de cinco metros de comprimento e três de diâmetro, possuem três hélices verticais em forma de «S», adaptando-se melhor ao ambiente urbano e prometem ser mais silenciosas e livres de vibrações.
Verdadeiramente inovador é o facto de existir uma versão da turbina cuja função não se limita à produção de energia, sendo também um meio de comunicação. A proeza é possível graças a LEDs embutidos no interior de cada uma das 3 hélices, que se acendem em sequência quando estas giram, pintando no ar uma espécie de ecrã animado. Este efeito visual é perceptível como elemento puramente decorativo ou mesmo para transmitir imagens comercias, tanto de noite como de dia.